Canela,

28 de março de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Começou a eleição

Compartilhe:

A campanha, pra valer, começa no dia 27 de setembro, 49 dias antes do voto. Passam a ser autorizados comícios e publicidade eleitoral, bem como participações em entrevistas e debates.

Ou seja, rola a bola na busca da cadeira de prefeito.

Antes disto, serão dias de pré-campanha, já com os nomes definidos, ou seja, divulgada a escalação.

PDT não desistiu

Conversei com diversos militantes pedetistas, antes da convenção. Ficou claro que o ex-prefeito José Vellinho Pinto tirou seu nome para a vaga de prefeito quando não conseguiu fechar uma coligação com o PP.

Vellinho não gosta de concorrer para perder e passou esse recado aos seus companheiros de sigla. Ainda assim, havia a promessa de que Vellinho fosse um dos candidatos a vereador, fato que já havia sido divulgado por esta coluna, o que acabou se confirmando.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO PORTAL DA FOLHA GRATUITAMENTE NO SEU WHATSAPP!

Também havia a possibilidade de o PDT fazer igual ao PP, lançar uma nominata de candidatos a vereador e não apoiar candidatura a prefeito. Ainda que remota, esta possibilidade existia.

Mas, o PDT acabou aclamando Tolão como seu candidato.

A surpresa foi o nome de Josemar para vice. Esta, poucos estavam esperando.

Política as vezes é amadora

Vellinho rachou o partido, em nome da democracia, colocando seu nome à disposição para concorrer a prefeito, quando viu que não daria, foi a vereador e o PDT perdeu 60 dias de pré campanha.

Mas, a eleição é um vetor sagrado da democracia, ainda que as vezes não seja um sinal de sabedoria, assim como é um direito sagrado do PDT apresentar sua candidatura e suas propostas em uma eleição, que, nesta largada, parece perdida.

Por outro lado, Constantino já disse que não existe eleição ganha e conclamou seu “exército” de guerreiros para o front de batalha.

As cartas estão na mesa, e, a tal chapa pura, veio foi do PDT.

Corrida é por cadeiras na Câmara

Com todo respeito ao Tolão, o qual considero demais, parece que ele se sacrifica pelo partido. A ideia, por suposto, é tentar alcançar o maior número de cadeiras na Câmara de Vereadores e, de fato, o PDT aposta nisto, afirmando ser sua melhor nominata de candidatos a vereador.

Se por um lado, a eleição majoritária parece iniciar já definida, até porque não vai polarizar ou ter embates, não é este o perfil nem do Tolão, nem do Josemar, a corrida por cadeiras no Legislativo está totalmente em aberta.

E é aí que a eleição vai ficar acirrada.

Para finalizar, engana-se quem pensa que esta eleição será totalmente virtual. Sem o famoso corpo a corpo, não mudam-se votos.

Quer viver, votará…

A volta ao novo normal

A cada dia vamos tendo mais sinais que tentamos nos aproximar de algo que seja chamado de normal. Alguns até criaram a expressão “novo normal”.

Com um normal velho ou novo, atividades vão sendo liberadas, como a prática amadora de esportes coletivos, como futebol ou vôlei, nas quadras do nosso velho Rio Grande de São Pedro.

Brasil afora, cada vez mais Estados vão progredindo para medidas menos restritivas, em muitos, as aulas já iniciaram.

Mas, parte da grande mídia insiste nas manchetes apavoradoras.

Fica claro que a volta às aulas é a última etapa desta virada de chave, na qual teremos que conviver com o vírus até a chegada de uma vacina, aplicando regras de higienização e protocolos de segurança, mas com a retomada das atividades.

São setores, principalmente alguns públicos, que ainda são usados para frear esta virada de chave, seja por vontade de algumas classes, seja por medo dos governadores e prefeitos, principalmente por estarmos entrando em período eleitoral.