Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

Retorno das aulas presenciais foi pauta de reunião da Amserra

Compartilhe:

A Associação dos Municípios de Turismo da Serra – Amserra realizou reunião na tarde desta quinta-feira, 17, na Prefeitura de Gramado para tratar do retorno das aulas presenciais nos municípios.

Inicialmente o Prefeito Daniela Ruckert recebeu uma salva de palmas para parabeniza-lo pelo seu município que recebeu o título de primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB em ensino fundamental, séries iniciais e segundo lugar séries finais.

Em seguida os secretários municipais se manifestaram, colocando os dados de cada município em relação a pesquisas realizadas junto a direção das escolas, professores, pais de alunos, técnicos da saúde, COEs municipais e outros, a qual indica, na grande maioria das cidades, que as aulas presenciais não devem retornar. Outro ponto é em relação as aulas nas escolas estaduais, que tem o retorno previsto para 13 de outubro, já que o transporte escolar para estes alunos é realizado pela Prefeitura Municipal.

RECEBA AS NOTÍCIAS DO PORTAL DA FOLHA GRATUITAMENTE NO SEU WHATSAPP!

Ficou definido que os secretários municipais de educação voltarão a se reunir no próximo dia 25 para um novo debate a respeito do assunto.

Também esteve presente o professor Evandro Micoleizaki, presidente do Conselho Municipal de Educação CME/Canela e coordenador da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME/RS, que falou a respeito dos documentos formatados para retorno as aulas sobre orientações da UNCME/RS, e citou também a ausência de manutenção do regime de colaboração que está em déficit pro parte do Governo do Estado.

O prefeito de Cambará do Sul e presidente da Amserra Schamberlaen Silvestre afirmou que Ministério de Educação deve aportar verba aos municípios nos próximos dias, para serem investidas nas adequações das escolas para o retorno das aulas presenciais.

Salientamos que prefeitos e secretários municipais realizam reuniões de avaliação ocorrem permanentemente e novas decisões e ações, assim que tomadas serão divulgadas.

Com muita união e buscando ter anda mais força, prefeitos e secretários de educação da Amserra, definiram que em setembro não retornarão as aulas.

Estiveram presentes, além dos já citados, os prefeitos de Gramado João Alfredo Bertolucci, de Nova Petrópolis Regis Hehn, o vice-prefeito de São Francisco de Paula Tiago Teixeira. O prefeito de Canela Constantino Orsolin participou do encontro por vídeo. Os secretários de educação de todos os municípios citados também participaram do encontro.

Foto: Lu Zanatta/Estrategiacom