Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

QUERO INVESTIR, MAS NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR! • Juliana Alano #11

Compartilhe:

Caro leitor, hoje nosso papo é para você se entender melhor como investidor. Muitos brasileiros estão em situação de endividamento, outros guardam dinheiro, mas será que guardar por guardar é eficiente?

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Guardar já é ótimo, mas podemos alcançar muito mais se soubermos poupar, a grande diferença entre eles é o OBJETIVO. Quando guardamos por guardar o dinheiro vai acumulando, mas você vai gastá-lo sempre que precisar, sendo importante ou não. Agora quando você poupa é porque tem um objetivo muito forte, assim dificilmente fará você ceder a tentação de gastar com algo que não seja relevante.

Uma crença limitante muito comum é que investir é somente para quem tem muito dinheiro. Você pode começar a investir com apenas R$1,00, mas tem que dar o primeiro passo, colocando no seu planejamento financeiro.

• ACESSE O SITE DA COLUNISTA CLICANDO AQUI!

É necessário saber investir bem para não perder oportunidades e fazer o dinheiro render de acordo com o que você precisa, a parte mais difícil é nos acostumarmos com a relação entre risco e retorno, por isso veja se você possui um perfil conservador, moderado ou agressivo.

Se você prefere investir em produtos de baixo risco e ganhar menos, isso indica que você tem um perfil conservador.  É natural que esse tipo de investidor goste muito da poupança. Já o moderado não abre mão de segurança na hora de investir, mas está aberto a maiores riscos para obter melhor rentabilidade. E por fim o agressivo, este assumi riscos mais altos na busca de uma rentabilidade mais expressiva.

Depois de ter um objetivo muito forte, entender e respeitar seu perfil de investidor poderá começar a buscar por produtos para investir que farão mais sentido no que você busca.

• Leia também a coluna da semana passada!

Warren Buffet já dizia “Se você não controlar suas EMOÇÕES, você NÃO pode controlar seu DINHEIRO”, então busque se conhecer.