Canela,

19 de abril de 2024

Anuncie

Além da máscara: a luta contra o coronavírus tem rosto de mulher

Compartilhe:

Fotos: Camila Dedé

Outra face da linha de frente de combate ao vírus, em Canela, busca elevar estima das profissionais

Vanessa Reinhardt é profissional do Hospital de Caridade de Canela, há 10 anos. Atualmente ocupa a posição de enfermeira supervisora do turno da noite. Segundo ela, com a pandemia do novo coronavírus, percebeu “um cansaço grande na equipe, estima baixa, estresse, muita pressão, por trabalhar com risco de contaminação ou levar o vírus para os familiares, que convivemos desde o início da pandemia, e continuamos, por estar na linha de frente dos profissionais de saúde”.

Lendo uma matéria publicada em maio pelo Coren/SC (Conselho Municipal de enfermagem de Santa Catarina), Vanessa se inspirou em promover uma ação para aumentar a autoestima das suas colegas de trabalho. Na matéria, dizia que a luta contra o coronavírus tem rosto de mulher.

“Se a luta contra o vírus tem rosto de mulher, que rosto é este? Quem são elas, como estão se sentindo?” – se perguntou Vanessa.

Por conhecer essa carga de trabalho, a supervisora resolveu fazer algo para que suas colegas se sentissem melhor, que fizesse elas se lembrarem “de quão bonitas, quão guerreiras elas são”, disse. “Resolvi dar um presente, em retribuição a tudo que elas vinham fazendo pela sociedade, numa luta silenciosa e sem grande visibilidade”, sentenciou Vanessa.

Desta forma, surgiu a ideia de contatar a fotógrafa Camila Dedé, que faz ensaios femininos, com o objetivo de aumentar a estima e empoderar a mulher. Contatos feitos, Camila realizou os ensaios a preço de custo, o qual foi custeado por Vanessa.

A maquiadora Bruna Cavichion e a equipe Edy Cabeleireiros embarcaram como voluntários do projeto.

As fotos ficaram lindas, foi um dia especial e acredito ter sido muito importante para o segmento do trabalho delas, para o crescimento pessoal e profissional, para valorização enquanto mulheres e enfermeiras”, finalizou Vanessa.

Vanessa Reinhardt

RECEBA AS NOTÍCIAS DO PORTAL DA FOLHA GRATUITAMENTE NO SEU WHATSAPP!

Qual é o rosto da luta contra o vírus em Canela?

A reportagem da Folha, por sugestão da fotógrafa Camila Dedé, embarcou no projeto, conversando com alguns dos profissionais envolvidos e publicando o resultado do ensaio fotográfico das enfermeiras do Hospital de Caridade de Canela.

Desta forma, nossa equipe homenageia não só os profissionais envolvidos no projeto idealizado por Vanessa Reinahrdt, mas todas os profissionais da linha de frente da saúde em Canela, mostrando que essa linha de frente tem rosto e tem muita autoestima.

Camila Dedé. Fotógrafa

“Quando a Vanessa me chamou com a ideia de presentear as colegas enfermeiras que estão trabalhando na linha de frente do Covid-19 eu achei a ideia incrível! A ideia era de valorização da imagem dessas mulheres guerreiras, que lutam diariamente pela vida, que estão anônimas dentro de seus jalecos e escondidas, abafadas dentro das máscaras que calam seus rostos a cada plantão. Eu amei fotografá-las, amei poder proporcionar amor-próprio e valorização à elas, para que se vejam lindas e sejam vistas fortes e maravilhosas como são!”
Camila Dedé. Fotógrafa

Foto: Reprodução – Edy Lopes e equipe Edy Cabeleireiros

“Foi um projeto muito bacana, nós da equipe adoramos participar dessa ação. Foi uma energia vibrante e ao mesmo tempo a sensação de dever cumprido, por mesmo que minimamente, podemos fazer mais feliz o dia delas.

A importância desse projeto está em lembrar, sempre, que, além de serem profissionais na linha de frente em plena pandemia, cuidando de nós e de nossas famílias, elas são seres humanos, são mulheres, são mães de família e merecem ser cuidadas e valorizadas.

Foi um projeto o qual ficamos muito gratos por fazer parte!”
Edy Lopes e equipe Edy Cabeleireiros

Bruna Cavichion. Maquiadora

“Primeiramente me senti honrada pelo convite, foi muito gratificante fazer parte desse projeto incrível, onde pude valorizar ainda mais a beleza das mulheres que estão na linha de frente, lutando por nós todos os dias. Gostaria de agradecer carinhosamente a oportunidade e parceria com a fotógrafa Camila Dedé, que também faz mais ações como essa e eu estarei sempre disposta a ajudar!”
Bruna Cavichion. Maquiadora

“O nosso dia da beleza (assim que nomeamos) foi uma experiência maravilhosa que tivemos a oportunidade, conseguimos nos enxergar além das máscaras, toucas e uniformes…

Nossa profissão sempre foi essencial, mas, no ano em que um vírus aterrorizou a humanidade, ficamos em evidência, fomos chamadas de anjos e heroínas e, além disso, somos mulheres, mães, filhas, esposas, enfim, mulheres cheias de sonhos, de sentimentos e de receios que, mesmo com a exaustão física e emocional, dão o seu melhor, tanto no plantão quanto em casa com sua família. Esse projeto, que para nós foi um presente, fez com que resgatássemos a mulher linda e forte que sempre esteve ali, mas que por muitas vezes foi deixada de lado pra cuidar de outras pessoas.

Eu só posso agradecer à enfermeira Vanessa que idealizou esse projeto, aos queridos Edy, Luciano, Engel e Bruna, que nos deixaram lindas, e a Camila, que nos deixou super a vontade no ensaio. Muito obrigada. Que Deus ilumine, muito, cada um de vocês!”
Thiele Tibes Huth. Técnica de enfermagem

“Uma experiência inesquecível, só assim posso descrever esse dia, no qual lembramos que, atrás de tantas máscaras, se encontram mulheres lindas, cada uma com sua beleza, escondida nos últimos meses, trocamos os nossos acessórios de belezas por toucas, aventais, pró pés, óculos de proteção e, claro, máscaras.

Naquele dia, novamente recordamos a vaidade que toda mulher possui, substituído por uso contínuo de EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Foi um alívio poder sorrir sem ser sufocada pela máscara, nem que tenha sido por tão pouco tempo, que a maquiagem e o cabelo só ajudaram a lembrar que, apesar de enfermeiras, somos mulheres com suas angústias, medos e cheias de sentimentos.

Só tenho gratidão por esse dia!”
Viviane Luz. técnica de enfermagem