Canela,

28 de março de 2024

Anuncie

Festuris Connection – Chefs Rodrigo Bellora e Palmiro Ocampo participam de painel sobre cozinha de ingrediente

Compartilhe:

O Festuris Connection, evento que irá debater o futuro do alimento e da gastronomia durante três dias em uma programação exclusivamente online, coloca em pauta diferentes tendências da cozinha moderna aliadas ao turismo. Uma delas é a cozinha de ingredientes, tema do painel “Valorização da sociobiodiversidade: a cozinha de ingredientes que está revolucionando a gastronomia moderna” no dia 7 de outubro com chefs convidados do Peru. 

RECEBA AS NOTÍCIAS DO PORTAL DA FOLHA GRATUITAMENTE NO SEU WHATSAPP!

Essa linha da gastronomia, que ganha cada vez mais espaço, propõe a aplicação de novas técnicas culinárias em produtos que já fazem parte do nosso cotidiano levando em conta a relação histórica, identitária e cultural que a sociedade desenvolveu ao longo do tempo com esses mesmos insumos. 

Um dos principais representantes, estudiosos e defensores desse tipo de cozinha, o chef gaúcho Rodrigo Bellora, é um dos convidados do painel que traz ainda a participação do cobiçado chef peruano Palmiro Ocampo e de Anyell Katherine San. 

A atividade será transmitida direto do bar e restaurante do Wood Hotel, onde Bellora é chef desde a inauguração, em 2019, e para o qual criou um cardápio conceitual baseado na cozinha de ingredientes e cozinha de natureza. 

“Essa nova geração que a gente começa a atender nos restaurantes é uma geração preocupada com a origem. A gente começa a chegar nessa cozinha de natureza, que se preocupa com a origem do alimento, com quem é o produtor. E não apenas saber que ‘essa coalhada foi feita com o leite do seu Marcon’ [produtor que fornece para o restaurante]. Mas mais do que isso, saber como está a família do produtor, como está a vida dele, dos filhos dele… Essa nova geração está preocupada com isso. Não é mais uma geração de consumo de pacotes, que a embalagem precisa ser bonita”, analisa o chef. 

Dentro desta perspectiva de cozinha de ingrediente, o Peru tem se destacado ao saber utilizar insumos que fazem parte da história e da cultura peruanas para alavancar a gastronomia e o turismo. 

Para representar o país, o Festuris Connection traz o chef Palmiro Ocampo. Reconhecido mundialmente por comandar o restaurante de alta gastronomia 1087 e propor uma cozinha “anti desperdício”, ele coloca na mesa criações que valorizam os produtos locais e fazem uso total dos insumos.

A programação completa e a venda de ingressos do Festuris Connection estão no site do evento em https://www.festurisgramado.com/connection/

O evento conta com o apoio institucional da Prefeitura de Gramado, patrocínio de Sicredi Pioneira, Casa Hotéis, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e OvosRS. Tem o apoio de Abrasel Hortênsias e Prawer Chocolates. A realização é de Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos.