Na segunda-feira (5), iniciam-se em todo o país a campanha de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos incompletos. A campanha se estende até o dia 30 de outubro. No dia 17, ocorre o Dia D de Mobilização Nacional.
Para todas as crianças de um ano até 4 anos 11 meses e 29 dias, serão aplicadas duas gotas de reforço da pólio, que previne contra a paralisia infantil, e também será revisada a carteira de vacina. A multivacinação é para o público de cinco anos até nove anos e adolescentes de 10 anos até 14 anos 11 meses e 29 dias, com atualização do calendário vacinal.
A vacinação em Canela ocorrerá nos seguintes locais: Unidade Canelinha, Unidade Santa Marta, Unidade Leodoro de Azevedo, Unidade São Luiz e Unidade Centro Materno Infantil, das 7h15 às 11h45 e das 13h às 16h45. É obrigatório a apresentação da carteira de vacinação.
No Dia D de Mobilização Nacional, 17 de outubro, os postos de saúde (com exceção da Unidade Central) estarão abertos das 8h às 17h. Devido à pandemia de covid-19, todos os protocolos de segurança devem ser observados, sendo obrigatório o uso de máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos. Portanto, solicita-se que os pais levem os seus filhos o quanto antes, para evitar aglomerações nos postos de saúde.
“A participação da população elencada na campanha é de extrema importância, pois é com a vacinação que evitamos o retorno de doenças, e com isso ficamos imunizados. Essa estratégia busca a vacinação indiscriminada de toda a população elencada ou com esquemas de vacinação incompletos, visando melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreviníveis”, falou a enfermeira Magali Dell Valle Cavinato, responsável pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica de Canela.