Canela,

28 de março de 2024

Anuncie

Memórias de São Francisco de Paula terá nova etapa neste sábado na centenária Escola Estadual José de Alencar

Compartilhe:

Projeto cultural realiza a última Roda de Memória neste sábado (10 de outubro)

    O atual Colégio José de Alencar irá sediar neste sábado (10 de outubro) o último encontro do projeto Memórias de São Francisco de Paula. Nesta Roda de Memória participam alunos e professores da centenária instituição educacional que irão rememorar suas lembranças e histórias que valorizam o patrimônio do município. Ao longo destes meses de distanciamento social, em razão da pandemia, o projeto adaptou-se à necessidade de limitar as ações presenciais em atividades públicas. Desde então, estão sendo tomadas todas as medidas necessárias, de acordo com os protocolos de segurança e o público pode colaborar por meio de um formulário. Participam desta edição, a professora e psicóloga Maria Luiza Rocha, o advogado Luiz Pompeu Vieira Castello Costa e a massagista formada em Educação Física Maria Inês Müller, que estudaram no prédio, mais a professora Iracema Teixeira, responsável pelas comemorações que marcaram os 100 anos da escola em 2019. Aos que quiserem contribuir com depoimentos, lembranças, curiosidades, fotos e vídeos, o projeto disponibilizou o link http://bit.ly/memoriasdesaochico1.

    As Rodas de Memória tiveram início em Cazuza Vieira, em 14 de março passado. Sua segunda edição ocorreu no Hotel Cavalinho Branco e Lago São Bernardo, em 26 de setembro. Agora, chegou a vez da Escola Estadual José de Alencar. No livro São Francisco de Paula – Um pouco de mim… Um pouco de muitos…(Editora Evangraf Ltda, Porto Alegre, 2019), a professora Maria Lúcia Teixeira fala sobre o Ginásio de São Francisco de Paula, que ocupava o prédio onde hoje funciona a escola estadual.

    (…)”Em 1953 foi criado o curso Normal Regional (1º ciclo) que funcionou até 1971, na então chamada Escola Normal José de Alencar. Só em 1962 foi criado o 2º ciclo, na mesma escola, que funcionou na rua Dr. Frederico Tedesco até ser transferida para o prédio que pertenceu ao Ginásio de São Francisco de Paula, que funciona até hoje na rua Assis Brasil, esquina com a Avenida Santos Dumont. O Ginásio iniciou suas atividades em março de 1948, atendido pelas irmãs de São José. Primeiramente funcionou apenas o curso primário, mas em 1950 deu início ao curso ginasial. Apesar de ser conhecido pela excelência na qualidade do ensino e pelo rigor de sua disciplina, infelizmente encerrou suas atividades, definitivamente, em 1973. Oferecia aulas de piano e acordeon em turno inverso àqueles que mostravam interesse pela música. Estimulava bastante o esporte, através de campeonatos de vôlei, tênis, ping-pong e futebol. Faziam parte do currículo escolar o ensino do latim, do inglês e do francês. O Grêmio Estudantil era bastante atuante com participação em eventos estaduais. Em uma determinada época ofereceu internato feminino”. (…)

    Em diferentes momentos, o cronograma do projeto Memórias de São Francisco de Paula teve que ser modificado em razão da pandemia mas, mesmo assim, se manteve firme em sua agenda de atividades. O projeto se encerra com o lançamento de um livro trazendo informações de cada uma de suas etapas e três mini documentários previstos para o início de 2021. Memórias de São Francisco de Paula é uma realização da Prefeitura Municipal, Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto, com Financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e recursos do Pro-Cultura RS Fundo de Apoio à Cultura.