Canela,

28 de março de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Na sua opinião, o mundo está melhor ou pior?

Compartilhe:

Na minha opinião, está pior.
Na opinião do meu filho, de 21 anos, a cada ano, o mundo melhora.

Ele alega que cada vez mais a ciência melhora a vida das pessoas. Cada vez menos pessoas passam fome no mundo, que temos mais qualidade de vida, mais tecnologia que há anos idos.

Ele, aliás, estuda muito a política no mundo, em qual posição estão as pessoas no espectro político, se você está à esquerda, ao centro, à direita, se é radical, se não é.

Segundo a ciência política, eu sou conservador. E gosto de acreditar que sou conservador sim, em alguns costumes. E, talvez por isso, minhas posições aqui na coluna 360 Graus sejam tão criticadas ultimamente.

Mas, se você pensar comigo (e o objetivo de uma coluna de opinião é convidar o leitor a pensar), o mundo anda meio chato, não? Meio às avessas.

Por exemplo, assino dois grandes veículos do Estado, sempre dou várias corridas de olho durante o dia para me manter informado, afinal, estamos em um mundo globalizado e precisamos estar atentos a tudo.

Em um deles, a manchete principal era de um comerciante que matou uma cadelinha, de uma adolescente, em Sapucaia.

Confesso que se o cara faz isso com o animal de estimação da minha filha, não sei bem qual teria sido minha reação… Mas aí é uma posição pessoal minha, não coletiva.

Porém, a segunda manchete era: porque o comerciante matou a cachorrinha!

Após, vinham as notícias de um duplo assassinato, de um estupro de adolescente e de um acidente com a morte de dois jovens.

Compreendem o que eu digo?
Como editor de um portal de notícias, eu questiono a importância de algumas notícias junto à mídia de maneira geral e a falta de importância que algumas merecem e acabam não tendo.

Hoje, li em uma página de Facebook que insiste em se colocar como meio de comunicação que Canela tem muitos casos de coronavírus porque a maioria dos eleitores votou em Bolsonaro.

Você consegue entender uma coisa destas? O tamanho da bobagem em uma manchete?

Eu realmente não sei se o mundo está melhor ou está pior, mas, com certeza, está mais chato, mais rançoso, mais polarizado…

As pessoas trocam o certo x errado por politicamente correto, trocam a informação com fonte por um blog que escreve o que elas querem ouvir.

Quando você discorda de alguns, é apedrejado virtualmente.

O mundo pode até estar melhor, mas está mais chato… definitivamente.

E para quem insiste em dizer que o coronavírus veio para aproximar as pessoas, eu respeito a opinião, mas discordo com toda a minha força.

Estamos nos distanciando fisicamente, intelectualmente e espiritualmente, um dos outros.

E enquanto uns ficam se chamando de gado e mortadela, vou tomar uma cerveja e ouvir um Cenair Maicá.