Canela,

21 de abril de 2024

Anuncie

Clube do Livro de Canela + Pizza Literária: o livro ao vivo

Compartilhe:

No segundo semestre de 2019, em Canela, a função era botar na rua um evento, o Canela Lendo +, que tentava preencher o espaço deixado pela Feira do Livro Josué Guimarães, que não ocorria desde 2017, na cidade. Escritores, produtores, editoras e parceiros literários se juntaram para dar vida ao evento, que aconteceu entre 04 e 08 de dezembro no ano passado, em Canela.

“A literatura agrega, não dissipa. Literatura faz o leitor crescer, por conhecer a si mesmo e ao mundo. A literatura só pode viver com as trocas, por isto os encontros literários”, afirma o professor Nicotti, um dos organizadores do Canela Lendo +. Um novo calendário literário se criava na Região das Hortênsias: Clube do Livro de Canela, Canela Lendo +, Pizza Literária em São Francisco de Paula), Feiras municipais do Livro.

Em março de 2020, com disseminação do vírus covid 19, os eventos com público presencial foram cancelados no mundo todo. Em São Francisco de Paula, a pandemia atingiu a Pizza Literária (evento onde escritores convidados apresentam suas obras e seu processo de criação para o público) e em Canela, entre outros eventos, os encontros presenciais do Clube do Livro, com análise e debate de livros.

Quando o Governo do Estado lançou o Edital nº 01/2020 – UNIVERSIDADE FEEVALE/SEDAC RS FINANCIAMENTO DE PROJETOS CULTURAIS DIGITAIS FAC DIGITAL RS, Fernando Gomes, um dos coordenadores do Clube do Livro de Canela, procurou Patrícia Viale, organizadora da Pizza Literária, e propôs um projeto unindo os dois eventos em formato on line. Duas lives de uma hora cada, onde Patrícia e Fernando teriam 3 convidados, por edição. Na primeira Live o tema: O papel da literatura em tempos de medo e esperança. Na segunda: Preconceito e diversidade na literatura. O projeto foi aprovado no edital no mês de agosto e, de lá para cá, Patrícia e Fernando estão produzindo as lives.

“Estamos vivendo um tempo de questionamento profundo sobre quem somos, como indivíduos e como comunidade. A literatura, talvez não tenha todas as respostas, mas desde sempre, a literatura apresenta rumos e novas trajetórias para quem sabe enxergar uma vivência feita de trocas e diálogos”, afirma Patrícia.

A primeira live acontecerá no dia 22 de outubro, quinta feira, das 19h às 20h15, com os convidados Luiz Ruffato, Ana dos Santos, J. A. Nicotti e Eduardo Krause.

A segunda no dia 27 de outubro, terça feira, das 19h às 20h15, com Natalia Borges Polesso, Marcelo Martins Silva, Renata Wolff e Rodrigo Rosp nas plataformas de exibição Facebook e Youtube. O público poderá participar através de comentários por texto/chat.

“Qualquer projeto literário sempre é importante. Fomentar a reflexão e o debate são necessidades fundamentais dentro de nossa sociedade, ainda mais hoje em dia. Mais e mais pessoas precisam se engajar em ações de educação e formação, reforça Fernando Gomes”.