Canela,

19 de abril de 2024

Anuncie

Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Polícia Civil realizam Ação de Combate à Caça em Gramado

Compartilhe:

Foto: Divulgação

A equipe de Fiscalização Ambiental da SMMA acompanhou na tarde de terça-feira o cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão realizado pela Delegacia de Polícia de Gramado na residência de investigado de praticar o crime de caça de animais silvestres.

O objetivo da ação foi identificar, localizar, apreender e responsabilizar os envolvidos em atividades predatórias de animais silvestres e criação ilegal de fauna exótica, visando combater a atividade de caça no município.

A equipe da Delegacia Civil buscou por armas e celulares dos suspeitos, enquanto os fiscais ambientalistas buscaram por petrechos utilizados para prática de caça, animais, produtos e/ou subprodutos derivados da atividade ilegal.

No local foi encontrado: carne de javali, em freezers e geladeiras; uma armadilha, especialmente construída para a captura dos animais; e matilha de cães utilizados para caça. Além disso, estavam sendo mantidos em cativeiro cinco javalis, cuja criação é proibida no Brasil.

Os investigados foram conduzidos à delegacia para esclarecimentos, e a armadilha, os animais e as carnes foram apreendidas.

A equipe da Vigilância em Saúde contribuiu com a ação conferindo as condições sanitária e de saúde do plantel de cães.

A SMMA ressalta que não existe autorização para criação de javalis no país e a caça desses animais somente pode ser realizada com autorização do IBAMA.