Canela,

16 de abril de 2024

Anuncie

Viagem de Estudos Virtual promovida pela Corsan beneficiará 10 mil estudantes da rede pública na Serra Gaúcha

Compartilhe:

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), em parceria com a Quinta da Estância, está promovendo para 10 mil estudantes da rede pública da Serra Gaúcha a primeira imersão digital do Brasil. Trata-se de uma experiência diferenciada e inovadora na área da educação ambiental: a Viagem de Estudos Virtual. São vídeo aulas temáticas e interativas, elaboradas com o objetivo de encantar e inspirar as crianças em meio aos desafios do ensino à distância por conta da pandemia da Covid-19. 

Serão contemplados alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados nos seguintes municípios: Gramado, Bento Gonçalves, Canela, Carlos Barbosa, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula. A iniciativa também será realizada no município de Viamão, na Região Metropolitana. O enfoque principal das viagens virtuais que constituem o material educacional será “água e saneamento”. O link de acesso será disponibilizado na 1ª quinzena de dezembro.

A iniciativa foi impulsionada justamente pelas dificuldades impostas às escolas, que precisam garantir o interesse e o aprendizado dos alunos mesmo sem a presença nas salas de aula. São conteúdos atrativos e interativos, elaborados com relevância pedagógica. O projeto Viagem de Estudos Virtual da Corsan foi inspirado em um trabalho já desenvolvido pela Quinta da Estância, com filmagens da fazenda. A metodologia exclusiva de criação dos conteúdos aguça a curiosidade natural dos alunos e amplia a compreensão dos temas abordados.

“A sustentabilidade e a inovação são temas centrais para a Corsan. Pensando nisso criamos junto com a Quinta da Estância este projeto inovador de Educação Ambiental Virtual para os alunos destas importantes regiões do Rio Grande do Sul. Embarquem nesta viagem e aproveitem este belíssimo projeto”, convida o Diretor-Presidente da Corsan, Roberto Barbuti. Para a Sônia Sittini Goelzer, fundadora da Quinta da Estância, é um orgulho realizar um projeto de tamanho impacto na educação de estudantes de escolas públicas destas regiões. “Temos certeza que esta iniciativa irá qualificar e auxiliar na construção do conhecimento dos alunos através de uma Viagem de Estudos Virtual interativa e focada na prática dos conteúdos e estudados”, declara.

O trabalho em conjunto da Corsan e da Quinta da Estância já estava consolidado no projeto “Jovens Embaixadores do Saneamento Básico”, que teve três edições durante a montagem da PPP da Corsan na Região Metropolitana. Por conta da impossibilidade de realizar eventos de educação ambiental presenciais surgiu a ideia de trabalhar com as Viagens de Estudos Virtuais, um projeto social Ensino à Distância (EAD), que representa a 4ª edição do “Jovens Embaixadores”. A iniciativa marca o projeto da nova PPP da Corsan na Serra Gaúcha, que irá universalizar o tratamento de esgoto nos 9 municípios da região contemplados pelo projeto.

A Viagem de Estudos Virtual da Corsan, que já é adaptada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com foco transdisciplinar, explorando as 4 áreas de conhecimento, conta com 20 vídeoaulas e 120 testes de conhecimento distribuídos após cada aula. Os alunos receberão um link de acesso, no qual farão a inscrição e, depois, terão acesso à plataforma EAD da Quinta da Estância, onde estará hospedada a Viagem de Estudos da Corsan. 

As videoaulas ficarão à disposição dos alunos por 1 ano e os vídeos podem ser revistos quantas vezes eles quiserem. Desta forma, os conteúdos também poderão ser abordados em sala de aula, quando as atividades presenciais forem retomadas.