Canela,

17 de abril de 2024

Anuncie

Assinado termo que cria o ObservaGramado – Observatório Social

Compartilhe:

Em cerimônia virtual na manhã desta segunda-feira (30), foi assinado um aditivo ao termo de cooperação existente entre a Prefeitura de Gramado e a UERGS. O novo termo tem como objetivo a criação de um Observatório Social – OBSERVAGRAMADO. Participaram do evento o prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, o reitor da UERGS, Leonardo Beroldt, o pró-reitor, Rafael Haag, diretor do LEAM – Rodrigo Koch e a secretária municipal de Educação, Maria Gorete Rodrigues da Silva.

Esse Observatório estará vinculado ao LEAM (Laboratório de Estudos Avançados Multidisciplinar) que está instalado junto ao Polo UAB Gramado. O Observatório Social tem como objetivo mapear dados, acompanhar indicadores e disponibilizá-los à comunidade para subsidiar a tomada de decisão e projetos de desenvolvimento de cidadania. Esta proposta está alinhada a um dos compromissos da carta das Cidades Educadoras.

CIDADES EDUCADORAS

Ontem, 30 de novembro, é o Dia Internacional das Cidades Educadoras, comemorado pela Associação das Cidades Educadoras, da qual Gramado é signatária desde junho 2020.

A criação do Observatório atende um dos princípios da proposta das Cidades Educadoras, que é “garantir informação suficiente e compreensível, bem como incentivar os seus habitantes a procurar informar-se”. Outro princípio prevê que os governos locais devem dispor de informações precisas sobre a situação e as condições de vida dos habitantes e do território, assim como realizar ou apoiar estudos atualizados e acessíveis para os cidadãos para a formulação de projetos e políticas públicas.

EQUIPE

Após a assinatura foi apresentada a equipe de trabalho: Guilherme Rodrigues – economista (Unisinos), Gilmar Wendel (acadêmico de sociologia – UFSM) e as professoras da UERGS Patrícia Binkowski e Aline Hernandez (coordenadoras do Observatório de Políticas e Ambiente – ObservaCampos – UERGS).

Fotos: Carlos Borges