Canela,

19 de abril de 2024

Anuncie

Prefeitura de Canela retoma separação e triagem de resíduos da coleta seletiva

Compartilhe:

Na segunda-feira (1º) aconteceu a retomada das atividades de separação e triagem dos resíduos domésticos provenientes da coleta seletiva de Canela. As atividades foram retomadas após a finalização do procedimento licitatório iniciado em 2019 que teve como ganhadora a Empresa Serra e Mar Ltda. Segundo o secretário de Meio Ambiente Jackson Muller serão ampliados os programas envolvendo a comunidade, em especial para que a separação dos resíduos seja realizada pelos moradores, comércio, escolas e prestadores de serviços. Nos próximos dias serão iniciadas diversas atividades para sensibilização e participação da comunidade canelense.

O Prefeito Constantino Orsolin destaca a importância das atividades e da finalização do processo licitatório, que seguiu as orientações dos órgãos de controle, com ampla participação de interessados.
Para o secretário do Meio Ambiente a complexidade do assunto exigiu dedicação e empenho dos técnicos e servidores da pasta, viabilizando uma nova fase para a evolução dos serviços de limpeza pública.
As ações devem ampliar a separação da fração orgânica para uso como composto, ampliando o programa com a produção de verduras e legumes em composteiras comunitárias.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Observe com atenção o seu calendário de atendimento por bairro, separando os resíduos da seguinte forma:
RESÍDUO RECICLÁVEL: são aqueles que podem voltar para o processo produtivo industrial, como plástico, papel, papelão, vidro e metais;
RESÍDUO COM POSTÁVEL OU ORGÂNICOS: são aqueles que podem ser transformados em adubo, através da compostagem caseira, comunitária ou em escala industrial, como as cascas de frutas e legumes, folhas, sementes, farinhas, erva-mate, borra de café, guardanapos, entre outros materiais utilizados na alimentação;
RESÍDUO REJEITÁVEIS OU NÃO APROVEITÁVEL: são aqueles que contém materiais contaminantes e que devem ser direcionados para outro tipo de processamento ou destino final, como fraldas descartáveis, elementos perfuro-cortantes (pedaços de metais pontiagudos que possam furar as mãos dos garis ou garrafas quebrados, bem como materiais contaminados ou contaminantes.

Fotos: Jackson Müller