Canela,

22 de abril de 2024

Anuncie

Castelli Escola de chocolataria lança o seu Programa de Formação Profissional 2021 com novidades

Compartilhe:

Para o ano de 2021 a Castelli Escola de Chocolataria preparou uma nova proposta do seu Programa de Formação Profissional em Chocolataria. Todos os conteúdos, metodologias, práticas e vivências pensados, promovem a construção de conhecimentos, o desenvolvimento das habilidades e a formação das atitudes pertinentes ao profissional em chocolataria. Um novo ano, um novo formato, e a essência, os valores, as referências profissionais e o entusiasmo em fazer parte dos sonhos de tantos profissionais seguem impressos na marca da Escola.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Com um corpo docente composto por profissionais renomados nacional e internacionalmente e uma proposta formativa inovadora, que traz aulas on-line ao vivo, práticas presenciais nos laboratórios da Escola e vivências em fazendas de cacau, a Castelli Escola de Chocolataria propõe uma formação de ponta. Prova disso são os vários profissionais já formados pela Escola que hoje têm suas marcas de chocolates, algumas já premiadas nacional e internacionalmente, ou que atuam na cadeia produtiva do cacau e do chocolate, assumindo funções de destaque. A citar, Ana Ruzzarin, que recebeu em novembro último o ouro na categoria chocolate com inclusão pela The Chocolate Alliance Awards 2020, prêmio americano. No site da Escola se podem ver estão muitos outros cases. A área da chocolataria vem ganhando um espaço cada vez mais destacado e promissor. Estamos diante de um novo cenário gastronômico e turístico impulsionado pelo cacau e chocolates brasileiros. A exemplo, a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, que foi eleita capital nacional do Chocolate em 2020, tendo o chocolate como o seu principal produto turístico; a cidade Ilhéus, na Bahia, que promove o turismo de experiência com a oferta das Rotas do Cacau; as mais de 100 marcas de chocolates nacionais que surgiram nos últimos cinco anos, feitas por chocolate makers e chocolatiers, a partir de amêndoas de cacau brasileiro.

O chocolate vive uma trajetória que o vinho, a cerveja e o café já fizeram. Vivemos no país do cacau, mas foi apenas nesta última década que foi possível a valorização desse produto nacional, e paixão internacional, que é o chocolate. Graças ao avanço na qualidade das amêndoas de cacau incentivadas pelos órgãos competentes, o cacau brasileiro vem ganhando espaço em receitas de chocolates mundo a fora. As regiões produtoras de cacau no Brasil, como Pará, Bahia e Espírito Santo, estão se reinventando. A melhoria no cacau, nas fazendas, no chocolate, tudo isso aumentou a autoestima e a qualidade de vida de produtores de cacau, fazendo com que surgisse um novo momento de venda de amêndoas de cacau e o crescimento das rotas turísticas do cacau nas fazendas dos produtores. Uma nova economia no setor do turismo.

A Castelli Escola de Chocolataria, lançada em 2012, foi um marco no Brasil por ter sido a primeira escola de chocolataria a apresentar um programa de formação que ensina o aluno a fazer chocolate desde a escolha da amêndoa de cacau, a modelagem final do chocolate até a gestão do seu negócio. Muitos novos empreendedores surgiram desde então. A Escola faz parte da história do cacau e do chocolate brasileiros, assim como da transformação da vida de muitas pessoas que migraram para o mundo do chocolate, tendo em vista esse novo negócio apresentado, possível e em significativo crescimento no Brasil e no mundo.

“Existe um mercado para novos profissionais, de um novo nicho, os chocolate makers, os chocolatiers, responsáveis por colocar no mercado no comércio um novo produto: o chocolate feito a partir da amêndoa de cacau, num processo de produção que utiliza poucos ingredientes, massa de cacau, manteiga de cacau e açúcar, preserva os aromas e sabores originais dessa amêndoa no chocolate e que promove a cadeia produtiva de forma justa e sustentável”, coloca Silvana Castelli, diretora da Escola.

O Programa de Formação Profissional integra o curso de Formação e Gestão em Chocolataria Profissional com 366 horas; o Formação Profissional em Chocolataria, com 220h; e o Chocolataria da Amêndoa à Barra, com 88h. Interessados em empreender ou atuar na área promissora da chocolataria pode entrar em contato com a Castelli Escola de Chocolataria pelo e-mail relacionamento@castelliescolachocolataria.com.br, pelo whatsApp 54 99629-1474. Nas redes sociais @castelliescolachocolataria e no site www.castelliescolachocolaria.com.br estão essas e outras informações da Escola.