Canela,

19 de abril de 2024

Anuncie

Canela inicia estudos para aquisição de vacinas contra Covid-19

Compartilhe:

Grupo já realizou um encontro com representante de laboratório

Canela iniciou os estudos para aquisição de vacinas contra a Covid-19. Na manhã de hoje (02/03), aconteceu o primeiro encontro com este objetivo, na Prefeitura de Canela.

Esta semana, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) ação que permite a compra e fornecimento de vacinas contra a Covid-19 por estados, municípios e Distrito Federal. A Corte deu parecer favorável, desde que a compra dos insumos ocorra em casos de descumprimento do PNI ou a falta dos imunizantes.

O prefeito Constantino Orsolin autorizou o início das tratativas, que estão a cargo de um grupo que deverá ter a participação da Associação Comercial e Industrial de Canela e da Câmara Municipal de Vereadores. O chefe do Executivo entende que “é de extrema urgência vacinar a população canelense, para a saúde de todos e retomada segura das atividades e da economia, não podemos perder tempo“.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

O grupo é liderado pelo vice-prefeito Gilberto Cezar e pelo secretário Municipal de Governo, Marcelo Savi. Além de Savi e Gilberto, participaram da reunião a secretária Municipal de Saúde, Patrícia Valle, o vice-presidente da Acic, Felipe Oliveira, e o vereador Alfredo Schaffer.

Após, o grupo recebeu o representante de um dos laboratórios interessados em fornecer o imunizante para Canela. “A possibilidade é real e temos o dever de fazer o nosso melhor para, no menor tempo possível, oferecer a vacina aos canelenses“, disse Savi.

Transparência e responsabilidade

Gilberto Cezar, que está em contato com diversos municípios para conhecer as diversas formas de adquirir a vacina, cita a importância deste momento, que pode representar um marco na história da cidade.

Vamos avançar com toda a responsabilidade que este momento exige, buscando dar todos os passos dentro da legalidade e perseguindo o melhor modelo para Canela“, disse o vice-prefeito, que cita ainda a possibilidade de integrar consórcios regionais para a compra do imunizante.

A participação da Acic e da Câmara de Vereadores é fundamental para dar transparência ao processo.

Após a decisão de qual modelo de compra adotar, Canela deve ainda passar por todas as avaliações jurídicas e discutir a aquisição com o Conselho Municipal de Saude e Câmara de Vereadores.

Fotos: Reprodução

Com doses, vacinação é rápida

A secretária Municipal da Saúde entende que, havendo as doses necessárias, o tempo de aplicação é mínimo, podendo imunizar a população entre dois e três dias.

AstraZenica e número de doses

A reunião desta terça foi com um representante que oferece doses da vacina de Oxford/AstraZenica.

Neste momento, o grupo acredita que, levando em conta o perfil da população de Canela, bem como o número de vacinas já aplicado, seria necessário imunizar mais 20 mil pessoas para alcançar algo em torno de 75% dos moradores. Esta operação teria um custo aproximado de R$ 2 milhões.

Não está descartada a doação de valores por parte da iniciativa privada e da comunidade.

Outras possibilidades

Não está descartada a possibilidade de aquisição conjunta com outras cidades, como o exemplo de Caxias do Sul, que através de um consórcio, negocia a compra de doses da Sputinik V.