Canela,

5 de julho de 2024

Anuncie

Crianças canelenses sofrem sem alimento especial que deveria ser fornecido pelo Estado

Compartilhe:

Suplemento, na maioria dos casos, é a única fonte de alimentação das crianças e essencial no desenvolvimento delas

São 16 crianças canelenses, entre um ano e sete meses e 11 de idade, que sofrem com a falta de uma alimentação especial. Elas precisam de um leite chamado Fortini, que está em falta desde janeiro em Canela e, o pior, não há previsão de fornecimento.

Na farmácia, a lata custa mais de R$ 55,00 e, pelo menos, dez são consumidas num mês. Um custo que nem todas as famílias podem pagar.

A reportagem da Folha entrou em contato com a secretária Municipal de Saúde, Patrícia Valle, a qual informou que “este é um leite fornecido pelo Estado e ele está nos enviando. A Prefeitura de Canela está buscando uma forma legal para adquirir a fórmula, mas, isto demora. O mais rápido, agora seria as pessoas buscarem a Defensoria Pública para acionar o Estado”.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Além disso, a secretária Patrícia e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde têm feito vaquinhas para comprar o medicamento para os casos mais graves.

A Abasc – Associação Beneficente Amigos Solidários de Canela também está envolvida no processo. Segundo a voluntária Ana Nunes, a Ong atende duas famílias. “Uma utiliza 30 latas por mês do medicamento, outra 22 latas. Imagine o custo deste alimento”, disse Ana.

Muitas vezes, assim como na Secretaria Municipal de Saúde, as voluntárias pagam o alimento para fornecer às famílias, quando as doações não são suficientes.

DOAÇÃO – Toda ajuda é bem-vinda. Enquanto a burocracia não é resolvida e o Estado não envia o medicamento, as famílias estão dependendo de doações para que as crianças não fiquem sem o leite.

Quem quiser ajudar pode adquirir uma lata do Leite Fortini e deixar na Farmácia Municipal, que funciona junto à Secretaria de Saúde, na Rua João Pessoa.

Outra opção, é adquirir o medicamento em alguma farmácia e avisar a Abasc para a retirada.

A Abasc também recebe outros tipos de doações, como móveis em bom estado. O que não é doado diretamente às famílias, é vendido e revertido em doações.

“Nesta semana, vendemos R$ 480,00 em móveis, que foram revertidos para este fim”, disse Ana Nunes.

O telefone para contato com a Abasc é o (54) 99176-6532.

Leite Fortini pode ser adquirido em farmácias particulares e na internet

Doações via Pix podem ser feitas pela chave 18.636.604.0001-94, que é o CNPJ da instituição.

Dados bancários para doações via Ted:

ABASC – Associação Beneficente Amigos Solidários de Canela
(Brechó do Hospital de Canela).
Banco do Brasil
Agência: 0698X (se for pelo celular trocar o X por zero).
Conta: 55.500-2.
CNPJ: 18.636.604.0001-94 (Se digitar já aparece a conta).