Canela,

4 de julho de 2024

Anuncie

Canela participa de reunião sobre a privatização do Parque do Caracol

Compartilhe:

Foto: Francisco Rocha

O prefeito de Canela, Constantino Orsolin, participou de uma reunião virtual, na manhã desta quarta (7), sobre a privatização do Parque do Caracol. O encontro foi agendado pelo deputado estadual Carlos Burigo (MDB) para esclarecer dúvidas sobre o processo de concessão do principal atrativo turístico da cidade.

A reunião teve a coordenação de Leonardo Maranhão Busatto, secretário extraordinário de Parcerias do Estado, que coordena os processos de concessão no Estado.

O Parque do Caracol pertence ao Estado, mas é administrado pela Prefeitura de Canela. A burocracia da parceria, no entanto, impede a modernização e maiores investimentos no atrativo.

Constantino disse a Busatto que “é preciso investimento privado para qualificar o parque, para que ele tenha condições de concorrer com outros atrativos particulares que têm se instalado nas redondezas”.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Em outros momentos, Canela pediu a doação do Parque do Caracol, o que foi negado pelo Governo do Estado. “Canela participa da receita do parque, mas também tem despesas com seu funcionamento. Somos a favor da privatização, mas, não vamos abrir mão dos recursos do Caracol, que fomentam o turismo e os eventos culturais”, disse o prefeito.

O deputado Carlos Burigo afirmou que “o Caracol é patrimônio do Estado e da Região, mas faz parte da vida e história da cidade e é isso é o que Canela busca preservar”.

35% dos eventos e toda a divulgação turística de Canela é custeada pela receita do Caracol, perder estes recursos significa perder capacidade de realização de ações pelo Município. Outra reclamação de Canela é que a cidade não teve autorização do Estado para melhorias. “Agora que se estuda a privatização, liberaram o investimento da comunidade e Estado exige da Prefeitura que as obras sejam feitas”, explicou Orsolin.

Ao final do encontro, Leonardo Busatto disse conhecer os problemas e a realidade de Canela quanto ao Caracol e que vai buscar sempre o diálogo para resolver esses empasses. “O projeto de concessão não vai andar se não estiver alinhado com a comunidade”, garantiu o representante do Governo do Estado, que pretende realizar uma audiência pública em Canela para ouvir comunidade e trade turístico sobre a privatização, que deve acontecer no início do segundo semestre.