Canela,

4 de julho de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

QUAL A MELHOR ESCOLHA PARA OS MOMENTOS DE CRISE, RESERVA OU INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA? • Juliana Alano #39

Compartilhe:

Caro leitor, você já deve ter visto aqui em nossa coluna muitas terminologias diferentes quando o assunto é finanças. 

Uma das que mais confundem é a reserva e independência financeira, por isso, esse tema não poderia ficar fora do livro Educação e Gestão Financeira: coisas que ninguém te conta. E quem escreveu foi a empresária e consultora empresarial Raquel Bittencourt.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Ao contrário do que se imagina, reserva e independência financeira não são a mesma coisa, pois possuem diferenças de objetivos. A reserva de emergência é o ponto de partida de qualquer investimento, quando não existe a cultura do investimento e não temos nenhum recurso extra além da receita mensal, devemos começar pela formação da reserva de emergência. A principal característica de uma reserva de contingência é que ela deve ser intocável. Essa reserva deve estar destinada aos momentos de crise, como: perda do emprego, doenças, catástrofes naturais, nas quais não haja seguro, acidentes inesperados, crises financeiras agudas e pandemias (tema tão atual).

No caso de haver necessidade de usar a reserva de emergência para um dos objetivos estabelecidos, o próximo passo é recompor novamente a reserva, com o máximo de prioridade.

• ACESSE O SITE DA COLUNISTA CLICANDO AQUI!

A tão sonhada independência financeira, ou pelo menos deveria ser, é quando o indivíduo tem a opção de não trabalhar mais se ele escolher fazer isso, tendo o seu padrão de vida atual mantido sem precisar ganhar nenhuma receita até a morte. Para que seja possível buscar esse objetivo, é preciso inicialmente analisar algumas questões, torna-se necessário desenvolver comportamentos de gastar melhor, investir melhor e ganhar mais dinheiro.

Você deve ter percebido que a reserva de emergência e a independência financeira não são concorrentes, e sim uma escolha de qual a melhor opção para seguir. Elas são complementares, uma não acontece sem a outra, uma é o caminho para outra. E você já tem a sua reserva financeira?

• Leia também a coluna da semana passada!

O CONTROLE FINANCEIRO é um exercício DIÁRIO! Experimente e não VIVERÁ mais SEM!