Canela,

30 de julho de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Meio Ambiente realiza análise das águas da ETE Santa Terezinha

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Canela recolheu amostras da água que é despejada pela Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Santa Terezinha, na última segunda (3). O material será enviado para análise e o resultado deve sair em alguns dias.

A reportagem teve acesso a fotos da coleta de amostras e pode-se notar que o aspecto do efluente despejado no arroio é bem semelhante ao que foi constatado pela Folha durante reportagem especial, realizada há duas semanas.

Após o investimento de R$ 30 milhões pela Corsan na nova estação, jogo dois cafezinhos que a análise na ponta do cano vai mostrar que a ETE Santa Terezinha segue poluindo o arroio.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Novo canil no banhado grande

Dando sequência as matérias realizadas no mês de abril, a coluna consultou o secretário Municipal de Meio Ambiente, Jackson Muller, sobre o andamento das obras do canil municipal, na localidade rural do Banhado Grande.

Segunda Jackson, as obras seguem em ritmo acelerado e se encontram na fase final.

A secretaria está organizando um edital para licitar a administração do canil. Um grupo de voluntárias procurou a Prefeitura para conhecer as instalações e demostrou interesse em assumir os trabalhos.

É bem provável que este seja o caminho a seguir no local, que deverá ser uma casa de passagem para os animais recolhidos, no caso, cães, gatos e equinos.

Limpeza do Lago do Loteamento Central

De tempos em tempos, a vegetação começa a tomar o espelho d’água do Lago do Loteamento Central. Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente, Jackson Muller, este crescimento exagerado se deve a grande quantidade de nutrientes provenientes do esgoto não tratado que chega no lago.

Quando acontece, uma limpeza deve ser realizada, mas com cuidados, afinal, com o surgimento desta vegetação, se criam ambientes habitados por muitas aves.

A Secretaria de Meio Ambiente disse à coluna que já possui orçamentos para iniciar a limpeza do espelho d’água, mas ainda está analisando qual será a melhor forma de executar este serviço.

ETE do lago deve diminuir esgoto e crescimento da vegetação

A Prefeitura já trabalha na implantação da de uma estação modular de tratamento de esgoto no Parque do Lago. A ETE é semelhante às instaladas no Chacrão e na Miná.

Quem caminha pelo Parque já deve ter notado um container, próximo ao banheiro da cabeceira do lago. São os componentes da ETE modular.

A imagem mostra os motores que vão bombear a água do arroio que entra no lago e de mais alguns canos com bastante vazão que chegam ao local, todos com muita carga de esgoto.

A expectativa é que melhore muito o aspecto e cheiro da água. Além de diminuir este crescimento da vegetação, a água mais limpa vai melhorar a qualidade de vida dos animais que ali habitam, sejam aves, peixes ou anfíbios e, claro, para nós, humanos, que utilizamos o parque.