• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM
Caro leitor, você com certeza já deve ter ouvido falar em Bitcoin e muitas dúvidas surgem sobre esse tema e consequentemente medo de usá-lo.
O bitcoin é a primeira moeda virtual criada no mundo e pode ser usado para a compra de serviços, produtos e quaisquer outros itens em estabelecimentos que aceitem ser pagos com ele. Ele é também a primeira moeda descentralizada do mundo. Isso significa que, além de não ser regulado por governos, bancos ou empresas, é possível comprar, enviar e receber bitcoins sem nenhum intermediário, como bancos ou emissores de cartão de crédito.
Uma das grandes diferenças é que o bitcoin não possui uma moeda ou cédula física. Ele é inteiramente digital, formada a partir de um código único. Por isso, ele faz parte da categoria de criptomoeda.
No livro Educação e Gestão Financeira coisas que ninguém te conta o consultor em mercados digitais Robson Portal nos explica que o bitcoin é negociado na internet em uma rede própria, o blockchain: um banco de dados onde são registradas todas as transações bitcoin entre os participantes da rede.
• ACESSE O SITE DA COLUNISTA CLICANDO AQUI!
Os bitcoins de cada usuário são armazenados nas chamadas carteiras digitais, por onde é possível transferir e acessar as moedas. Elas são, basicamente, programas e softwares instalados em computadores e celulares. Até hoje não conseguiram fraudar o bitcoin, mostrando que o processo é extremamente seguro.
O noticiário econômico mostra os grandes aumentos na valorização nos últimos anos o que levou muitas pessoas a buscarem criptomoedas como uma forma de investimento. Por isso, cresceu também o número de corretoras e empresas especializadas na oferta de bitcoin.
• Leia também a coluna da semana passada!
Vale lembrar, entretanto, que esse é um investimento de alto risco: na mesma proporção que pode enriquecer seus investidores muito rapidamente, também pode fazer com que percam muito dinheiro. É muito importante que você busque por profissionais sérios se quiser investir e estude sobre esse assunto.
Dinheiro NÃO traz FELICIDADE para quem não SABE o que FAZER com ele. Pense nisso!