Canela,

4 de julho de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

PREVIDÊNCIA PRIVADA: SUA SEGURANÇA FINANCEIRA PARA EMPREENDER • Juliana Alano #43

Compartilhe:

Caro leitor, hoje nós vamos falar de previdência privada. O futuro é subjetivo e tem significado individual, planejar hoje está mais desafiador, mas estar preparado financeiramente para tempos de incerteza sempre será um diferencial. E quando falamos em aposentadoria a maioria das pessoas não planeja pela falsa percepção de que o futuro está muito distante.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Você ainda pensa em contar com uma aposentadoria do governo no futuro? Se a sua resposta for sim, te aconselho a repensar sobre isso, principalmente se o seu objetivo for ter o padrão de vida que você sempre desejou.

Todo empreendedor leva um tempo até que seu negócio comece a dar lucro,  você vai precisar se manter neste período e a previdência privada pode te ajudar a se organizar para esse momento, segundo Ariane Lessa professora, palestrante, gerente executiva do Comitê de Investimentos do OABPrev-RS e coautora do livro Educação e Gestão Financeira coisas que ninguém te conta.

• ACESSE O SITE DA COLUNISTA CLICANDO AQUI!

O que você precisa saber é que um plano de previdência está baseado em um tripé: tempo, valor e rentabilidade. Mas o segredo está na variável tempo, quanto maior o tempo, menos você contribui e mais se beneficia com a mágica dos juros sobre juros.

Primeiramente responda os questionamentos: 1) Qual seu objetivo? Empreender, reduzir o ritmo de trabalho, dentre outros. 2) Qual a renda mensal ou montante total que necessita? 3)   Qual seu prazo? 4) Qual quantia pode aportar mensalmente?

Se você entender que esse produto financeiro se enquadra com suas perspectivas, precisará escolher uma entidade que pode ser: aberta ou fechada. As abertas são bancos e seguradoras, já as fechadas são criadas para administrar seus planos sem fins lucrativos, o que faz com que sua rentabilidade seja maior, porque assim como nos demais investimentos, você paga taxas sobre os carregamentos e obviamente os bancos e seguradoras vão te cobrar mais por isso.

• Leia também a coluna da semana passada!

Quando você faz uma previdência privada está terceirizando a gestão dos seus investimentos, logo a gestão dos riscos. Também é importante destacar sobre segurança, porque os planos de previdência são registrados e fiscalizados por órgãos competentes. Além disso, a tributação é uma grande aliada, por isso a importância de saber quanto tempo ficará no plano, pois se tiver que resgatar antes do prazo pagará muito mais imposto de renda e perderá rentabilidade.

PLANEJAR é DECIDIR de antemão QUAL é, e como SERÁ o seu SUCESSO!