Canela,

27 de abril de 2024

Anuncie

Portal da Folha chega as dez mil notícias e ultrapassa seis milhões de acessos

Compartilhe:

Plataforma de notícias da Folha de Canela mantém média diária de três mil leitores

O Portal da Folha (www.portaldafolha.com.br), plataforma de notícias da Folha de Canela na internet, está comemorando uma grande marca, a publicação de sua notícia de n.º 10 mil.

A página existe desde 2012, quando a Folha de Canela começou a circular seu jornal impresso, mas era mantida em formato institucional.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Foi em 2014 que ela passou a ser Portal da Folha, com o objetivo de se tornar um veículo de comunicação independente do jornal físico, passando a publicar notícias na internet, com foco na instantaneidade, tecnologia e interação.

A primeira publicação mostra bem o propósito da criação do Portal da Folha. Ela foi feita em 12 de maio de 2014, com um vídeo de um lance inusitado no campeonato de futsal sub 15 de Canela. Isso mesmo, a primeira postagem já veio com vídeo e integração de plataformas.

Desde então muita coisa mudou, com o fortalecimento das redes sociais e o acesso facilitado à internet a partir dos smartphones”, diz o diretor da Folha, jornalista Francisco Rocha.

Nosso desafio foi estar atentos às mudanças e explorar cada recurso novo. Em dezembro de 2018, quando passamos a enviar a edição virtual e as notícias pelo WhatsApp, alguns profissionais da área riram de nós, hoje, usam a mesma estratégia para atrair leitores”, diz o jornalista.

NOVIDADE! RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA PELO TELEGRAM! 

Outra situação inusitada aconteceu nas eleições municipais de 2016, quando o Portal da Folha realizou debates com os candidatos, transmitido nas redes sociais, em formato de webtv. “Nesta situação, também, alguns profissionais da área acharam graça e desdenharam do nosso trabalho. Quatro anos depois, utilizaram a mesma estratégia”, brinca Francisco, que se orgulha de ter a tecnologia como aliada, trabalhada em uma antiga casa de madeira.

Quem vê nossa redação, em uma casa de madeira que ultrapassa os 85 anos da sua construção, pode achar estranho que tanto pioneirismo na região tenha saído de lá”, finaliza.

Os números impressionam

Relatório do Google Analytics mostra os impressionantes números do Portal da Folha

Os números do Portal da Folha impressionam, todos eles baseados em relatórios das plataformas.

Desde 2015, quando passou a usar o Google Analytics, a plataforma obteve mais de 6,2 milhões de acessos, realizados por cerca de dois milhões de leitores.

Hoje, a média diária é de 3,5 mil leitores, que acessam mais de 150 mil vezes as notícias durante o mês.

Foram mais de 20 milhões de caracteres, 30 mil fotos e 4 mil vídeos. Algumas das notícias colecionaram mais de 40 mil acessos, mantendo mais de mil leitores simultâneos por minutos.

Redes sociais

Relatório do Facebook Analytics mostra o Portal da Folha com o maior engajamento de público na última semana

Também nas redes sociais, o Portal da Folha tem uma presença marcante, sendo, desde 2015, o campeão de audiência nas principais plataformas. Isso se deve, na opinião de Francisco Rocha, à política editorial da Folha, que prioriza as editorias de Segurança e Política, tentando sempre trazer em primeira mão a informação para os leitores.

Claro que não conseguimos chegar sempre primeiro nas principais notícias, mas trabalhamos para isso. Nosso leitor já sabe que se acontece um fato grave na região, em poucos minutos terá a informação no Portal da Folha”, explica Rocha.

Claro que em algum momento, em determinado período, podemos ter mais ou menos engajamento, porém, no geral, estamos sempre no topo da preferência de quem busca se informar pela internet, o que nos dá a tranquilidade de dizer que o Portal da Folha é, hoje, um dos maiores veículos de comunicação da Região, o que nos enche de orgulho mas aumenta a responsabilidade em levar sempre a informação com credibilidade e agilidade para nossos milhares de leitores”, finalizou o jornalista.