Canela,

27 de abril de 2024

Anuncie

Exposição “Caminhos de Anita” será atração durante a Semana Farroupilha 2021

Compartilhe:

O bicentenário de Anita Garibaldi, celebrado em 2021, será lembrado em Gramado com a exposição “Caminhos de Anita”, que ocorrerá entre os dias 13 e 20 de setembro. A iniciativa é da Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com o Instituto Anita. Para celebrar a escolha de Gramado para sediar a mostra, na última sexta-feira (30), o prefeito Nestor Tissot recepcionou na Sala Vip a fundadora do Instituto Anita, Neliane Ereno, conhecida carinhosamente como “Anita”.

Na ocasião, o prefeito Nestor agradeceu pela visita e pela exposição “Caminhos de Anita” estar em Gramado durante os festejos farroupilhas. “É gratificante saber que teremos em Gramado uma importante exposição que recorda a vida de Anita Garibaldi, mulher a frente do seu tempo e que deixou um legado de história para nós gaúchos”, disse. Durante a exposição, a escritora Elma Sant’ana, que é presidente da Comissão Estadual do Bicentenário de Anita Garibaldi, também estará em Gramado.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

O secretário de Cultura, Ricardo Bertolucci Reginatto destaca a importância da exposição. “A Secretaria da Cultura tem trabalhado incansavelmente para garantir a valorização cultural de nossa cidade, estado e país. Desde o início do ano, realizamos várias exposições virtuais e presenciais, com isso queremos retomar também nossas atividades culturais, pois entendemos que a economia e a cultura podem andar lado a lado. Nossa ideia é ofertar aos visitantes outro roteiro, desta vez, o cultural, que tem atraído muitas pessoas em diferentes cidades Brasil afora”, disse.

O local da exposição ainda será definido pela Prefeitura de Gramado e o Instituo Anita em virtude de que as peças que serão expostas necessitam de cuidados especiais. As atividades ocorrerão respeitando as medidas sanitárias de prevenção e combate ao coronavírus.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Anita Garibaldi (Por Dilva Frazão)

Anita Garibaldi (1821-1849) foi a “Heroína dos Dois Mundos”. Recebeu esse título por ter participado no Brasil e na Itália, ao lado de seu marido Giuseppe Garibaldi, de diversas batalhas. Lutou na Revolução Farroupilha, Guerra dos Farrapos, na Batalha dos Curitibanos e na Batalha de Gianicolo, na Itália.

Anita de Jesus Ribeiro, conhecida como Anita Garibaldi, nasceu em Morrinhos, então município de Laguna, Santa Catarina, no dia 30 de agosto de 1821. Filha de Bento Ribeiro da Silva, um modesto comerciante de Laguna, descendente de família portuguesa vinda dos Açores e de Maria Antônia de Jesus.

Com a morte de seu pai, Anita foi obrigada a se casar com o sapateiro Manuel Duarte de Aguiar. No dia 30 de agosto de 1835, com apenas 14 anos, casa-se na Igreja Matriz de Santo Antônio dos Anjos. O casamento durou apenas três anos, o marido se alistou no exército imperial e Anita voltou para casa de sua mãe.

Anita e Giuseppe Garibaldi

Em 1839, Anita conhece Giuseppe Garibaldi, general italiano que desembarca no Rio de Janeiro, em 1935, fugindo de seu país, após lutar pela unificação de toda a península itálica sob a forma de república. Com o fracasso do golpe, Garibaldi foi condenado à morte, começando então uma vida de exílio. Refugiou-se na França e depois veio para o Brasil, onde já se encontravam outros exilados italianos.

No ano de sua chegada ao Brasil, eclodiu no Rio Grande do Sul um movimento Republicano, chefiado por Bento Gonçalves da Silva. Ao tomar conhecimento da revolução, Garibaldi apoiou a causa e a República de Piratini colocou à sua disposição um veleiro, doze homens e alguns fuzis.

Durante a Guerra dos Farrapos, Giuseppe Garibaldi executou diversas façanhas, entre elas, tomou a cidade de Laguna, em Santa Catarina, ampliando os limites da República.

Nesses anos de guerra, Anita Ribeiro da Silva, que também lutava na revolução, conhece Giuseppe Garibaldi. Anita, já unida a Garibaldi, participou ativamente do combate em Imbituba, Santa Catarina e da batalha de Laguna onde carregou e disparou um canhão.

Durante a Batalha de Curitibanos, Anita foi capturada pelas tropas do Império. Grávida de seu primeiro filho foi informada que seu marido havia morrido. Inconformada, conseguiu fugir a cavalo e saiu a sua procura, localizando o marido na cidade de Vacaria.

Casamento

No dia 16 de setembro de 1840 nasce seu filho Domênico Menotti. O casal teve mais dois filhos, Teresita e Ricciott. Em 1842 casam-se na paróquia de San Bernardino, em Montevidéu. Nesse mesmo ano eclodiu a guerra contra a Argentina, onde Garibaldi comandou a frota uruguaia.

Batalhas na Itália

Em 1847, Garibaldi envia Anita e os filhos para a casa da mãe, em Nice, e em maio parte com 63 camisas vermelhas, a bordo do navio Esperança, a caminho da Itália. Anita acompanha o marido nas lutas para a unificação do país, como na batalha do Gianicolo, demonstrando grande bravura.

Morte

Em 1849, Garibaldi e Anita seguem para os combates em Roma, mas são perseguidos, e durante a fuga de Roma, vestida de soldado e grávida de cinco meses, Anita Garibaldi adoece em Orvieto, próximo à província de Ravenna, acometida por febre tifoide e não resiste.

Anita Garibaldi faleceu em Mandriole, Itália, no dia 04 de agosto de 1849. Em Roma, na colina de Gianicolo, em sua homenagem, foi erguido um monumento equestre, onde foram enterrados seus restos mortais.

Crédito: Ascom/Prefeitura de Gramado