Canela,

3 de julho de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

SEU PET PRECISA FAZER PARTE DO ORÇAMENTO FAMILIAR• Juliana Alano #54

Compartilhe:

Caro leitor, sempre que faço o mapeamento financeiro com meus clientes tem um item muito importante que normalmente é esquecido, estou falando dos animaizinhos.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

É praticamente impossível resistir à tentação de ter um animal de estimação em casa, não é mesmo? Companheiros para você e para a sua família, os bichinhos realmente mudam as nossas vidas, a rotina e as finanças. Por isso, antes de tomar a decisão de adotar um, é importante pensar em como administrar os gastos que virão com ele.

Os pets como carinhosamente chamamos exigem além de carinho e atenção, posse responsável, cuidados diários com alimentação, saúde e higiene. Só para terem uma ideia as rações tiveram um reajuste de mais de 30% desde o início do ano, sem falar que muitos tomam medicamentos contínuos, banhos e tosa e as vacinas que precisam estar em dia.

• ACESSE O SITE DA COLUNISTA CLICANDO AQUI!

Vou contar para vocês sobre a minha cachorra Nala, sempre tivemos a vontade de ter um rasky, de início pagamos R$2500,00 pela fêmea, logo vieram as primeiras vacinas, que são várias diga-se de passagem. Mensalmente temos o custo de ração de aproximadamente R$150,00 e não podemos esquecer os vermífugos trimestrais, as vacinas anuais, antipulgas e os assessórios que volta e meia precisam ser revistos, como potes de água e comida, coleiras, correntes, brinquedos e petiscos. Além disso, neste ano a Nala teve a doença do carrapato depois de passarmos o verão na praia, ela quase morreu, foram 4 dias de internação e muitos antibióticos. A lição que fica é que a prevenção sempre custa mais barato e evita dores maiores.

• Leia também a coluna da semana passada!

O alerta que quero deixar é que se você está pensando em comprar um filhotinho, faça o cálculo antes dos investimentos que ele irá precisar para curto, médio e longo prazo. Coloque esses valores na sua programação financeira, bem como estime alguns custos adicionais, caso costume deixar ele hospedado em época de férias, emergências (espinho de ouriço é tão comum), castração, dentre outros. COISA BOA é ter um BICHINHO de ESTIMAÇÃO bem CUIDADO!