Canela,

19 de maio de 2024

Anuncie

Gramadozoo recebe onça-preta e urubu-rei de zoo do Pará

Compartilhe:

O Gramadozoo recebeu na madrugada desta terça-feira (17) uma onça-preta e um urubu-rei. Os animais vieram do Parque Zoobotânico Vale (PZV), que fica dentro da Floresta Nacional de Carajás, em Parauapebas, sudeste do Pará. Numa viagem que começou por volta das 16h de segunda-feira (16), as espécies literalmente cruzaram o céu do Brasil, do Norte ao Sul. O voo da Gol que trouxe os animais chegou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, às 23h45.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

OS ANIMAIS

No Gramadozoo, os animais estão em espaços climatizados. Enquanto o urubu permanece na área de quarentena, a onça-preta está em recinto adequado para a espécie. O nome da onça que veio para o Gramadozoo é Leila. Ela nasceu no Zoo Vale em 10 de março de 2016. É um animal adulto. O urubu-rei também nasceu no zoo de Carajás. É um jovem de dois anos. Além de espaços que propiciam conforto térmico, os animais contam com dieta apropriada e atividades de enriquecimento ambiental para garantir a adaptação e o bem-estar.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

PROGRAMA

Conforme a bióloga Tatiane Nunes, responsável técnica do Gramadozoo, a transferência da onça faz parte do programa de manejo ex situ de espécies ameaçadas da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). “O Gramadozoo assinou o termo de compromisso para participar do programa em 2021. O objetivo dos grupos de trabalho formados por diversos zoos, órgãos e instituições ambientais é criar diretrizes para a conservação e zelar pelo bem-estar das espécies ameaçadas. São diversos profissionais e instituições mobilizados para a conservação da onça-pintada, o maior felino das Américas”, diz Tatiane.