Canela,

27 de abril de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Carla Reis pede que Câmara de Vereadores ajude na reforma do Teatrão

Compartilhe:

A vereadora Carla Reis fez um pedido simples na sessão do dia 16, da Câmara Municipal de Vereadores. Ela quer que a Mesa Diretora, com aprovação dos vereadores, destinem um valor para finalizar a reforma do Teatro Municipal, o Teatrão.

“A gente sabe que ele é um espaço que está parado no centro, que foi palco de diversas pessoas que se dedicaram à cultura em Canela e recebeu grandes espetáculos e eventos. Canela foi conhecida como Festival de Teatro”, disse Carla.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

A ideia é que o Teatrão possa receber espetáculos do Sonho de Natal deste ano, o que facilitaria a aplicação dos protocolos sanitários contra a Covid-19. “É um local usado por toda a comunidade, desde as formaturas de escolinhas e escolas, entre outras atividades que não são específicas da área da cultura. Todos temos a ganhar com esta reforma”.

Dia 22 de outubro é a data em que se pretende reabrir o Teatro Municipal.

O valor pedido não é nenhum absurdo para a Câmara de Vereadores, algo em torno de R$ 100 mil. Aliás, convenhamos que este valor é troco para a Câmara, que destina verba para tudo quanto é ação. Mas, porém, todavia e entretanto, parece que essa ajuda financeira não está nos planos da egrégia Casa Legislativa Canelense.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Mais transparência na Câmara de Canela

O vereador Alfredo Schaffer encaminhou à Mesa Diretora da Casa, um pedido para que seja disponibilizado no site da Casa Legislativa, as respostas do Poder Executivo em relação aos Pedidos de Informações que são encaminhados pelos vereadores.

Em tese, a ideia do vereador é publicar no site da Câmara Municipal de Vereadores as respostas dos pedidos de informações dos nobres edis, juntamente com as proposições protocoladas na SAPL (Sistema de Apoio Processo Legislativo).

Assim, o vereador acredita que a comunidade vai conseguir encontrar mais rapidamente diversas respostas sobre os assuntos do seu bairro e de toda a cidade, tendo em vista que são informações públicas e de interesse da comunidade.

Parece que Canela sofre com a falta de transparência em várias esferas, como a gente pode ver.

Não sei se o vereador Alfredo sabe, mas eu sei e vou contar!

O SAPL, que é um sistema gratuito disponibilizado pelo Senado para ser usado pelas Câmaras, tem tudo pronto para isso que ele pediu e muito mais. Aliás, quando ele foi implantado na Câmara de Canela, a ideia era acabar com o uso do papel e digitalizar todo o processo legislativo, isso lá em 2009.

Hoje, 12 anos depois, o sistema tem sido cada vez menos aproveitado. Na sua última versão, traz ferramentas disponíveis para videoconferência (SAPL-Remoto), ação que transformou o aplicativo num robusto sistema que permite a realização de sessões plenárias remotas.

Mas transparência, há anos, não parece ser o foco da Câmara. Para ser bom e popular, basta não gastar a bufunfa para devolver no final do ano e fazer média com o prefeito.