Canela,

17 de julho de 2024

Anuncie

49º Festival de Cinema de Gramado – Canal Brasil exibe hoje última sessão da mostra competitiva

Compartilhe:

Gramado 19/08/2021. Detalhes preparação do palco palácio dos festival para premiação. Foto: Edison Vara/Ag. Pressphoto

Às 21h30 o Canal Brasil exibe hoje a última sessão da mostra competitiva do 49º Festival de Cinema de Gramado. Os filmes “A fome de Lázaro” (PB), de Diego Benevides, e “Da janela eu vejo o mundo” (PR), de Ana Catarina Lugarini, encerram a mostra de curtas-metragens brasileiros. 

A comédia “Jesus Kid”, de Aly Muritiba, será o último Longa-Metragem Brasileiro a ser exibido. O protagonista Eugênio é um escritor de western em dificuldades. Seu personagem mais famoso, Jesus Kid, está indo mal de vendas. Então aparece o que poderia ser a sua salvação: ele é contratado para escrever o roteiro de um filme. O longa traz no elenco Paulo Miklos, Sergio Marone e Maureen Miranda. E entre os estrangeiros, o longa-metragem argentino “Planta Permanente”, do diretor Ezequiel Radusky, fecha a programação competitiva. 

Os filmes de curta-metragem ficam disponíveis até 21 de agosto nas plataformas de streaming nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Fora de competição, filme de Marcelo Galvão rodado nos EUA encerra o Festival amanhã

Nesta 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado, o diretor brasileiro Marcelo Galvão, do “road movie down” “Colegas” e do drama magistral “A Despedida”, estreia no Brasil seu primeiro filme em inglês, rodado nos EUA.

“Fourth Grade” é uma adaptação de “Quarta B”, seu primeiro filme que já saiu vencedor na Mostra Internacional de SP de 2005. A nova produção reúne William Baldwin, Teri Polo, Mena Suvari e mais 11 outros atores que conferem a intensidade necessária à narrativa que desvenda ações e intenções de pais e responsáveis em obrigatória reunião escolar. “Fourth Grade” já recebeu o prêmio de melhor longa-metragem no Festival de Los Angeles, no Tagore International Film Festival na Índia e no Festival de Montreal, onde recebeu também prêmios para melhor atriz e melhor ator.  

Marcelo Galvão tem uma estreita relação com Gramado, onde já concorreu com os filmes “Colegas”, “A Despedida” e “O Matador”, vencendo dois Kikitos como melhor filme. A sessão acontece às 21h30 no Canal Brasil. 

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Emoção deve marcar cerimônia de premiação 

Como já é tradicional, o último sábado do Festival de Cinema de Gramado será de premiação. O diretor de palco da cerimônia, Rubens Bandeira, adianta que a emoção deve dar o tom da cerimônia, que será transmitida pelos canais digitais do Festival na internet e pela televisão pelo Canal Brasil, TVE e TV Assembleia. 

“Preparamos uma homenagem aos realizadores e ao audiovisual brasileiro. Um texto contundente, ilustrado por imagens de arquivo, com a narração de Lázaro Ramos, dando o tom necessário à narrativa do atual momento do nosso audiovisual e a resistência do nosso Festival de Cinema de Gramado, que inova no formato e segue rumo aos 50 anos. E o ‘In Memoriam’ dessa edição é carregado de emoção por todas as perdas desse último período e, principalmente, com as mais recentes, de Paulo José e Tarcísio Meira”, adiantou o diretor. 

Como também já é uma marca da premiação, a música vai ter seu lugar garantido. A banda de jazz Cinnamon traz seu repertório sofisticado para a trilha sonora com participações entre a entrega de um Kikito e outro. A equipe de palco deste ano conta 15 pessoas. 

Gramado terá Film Commission até o final do ano

Gramado 19/08/2021. 49º Festival de Cinema de Gramado – Secretário de Cultura de Gramado Ricardo Bertolucci Reginato e jornalista e critico de cinema Roger Lerina. Foto: Edison Vara/Ag. Pressphoto

A exemplo de grandes polos audiovisuais como São Paulo, Gramado se prepara para profissionalizar o fomento à produção audiovisual na cidade com a criação da Gramado Film Commission. 

A iniciativa se propõe a ser um agente transformador da produção audiovisual em Gramado com a atração de produções audiovisuais, facilitação dos trâmites burocráticos e licenças para gravações e fomento ao mercado do audiovisual local possibilitando que a comunidade de Gramado tenha contato direto com o audiovisual e se aproprie da cultura. 

Em entrevista hoje durante os debates do 49º Festival de Cinema de Gramado e transmitida pelos canais digitais do evento, o Secretário de Cultura do município, Ricardo Bertolucci Reginato, adiantou que a comissão deve ser implementada por decreto municipal até o final deste ano. 

“A Gramado Film Commission vai funcionar como um grande captador de produções audiovisuais, um facilitador de toda a burocracia que se tem desde a liberação de uma licença para gravar em um espaço público ou na facilidade de conseguir uma locação e consequentemente vai desenvolver a economia criativa da cidade, trabalhar na formação de mão de obra gerando receita para a cidade e por fim, divulgar Gramado através da indústria do cinema”, explicou Reginato.  

Produtores interessados em saber mais da iniciativa podem entrar em contato através do e-mail cultura@gramado.rs.gov.br

Confira a Programação desta quinta-feira (19)

17H – DEBATE DOS FILMES CONCORRENTES NA MOSTRA GAÚCHA DE CURTAS-METRAGENS
Transmitidos pelo site do Festival de Cinema de Gramado e pela TVE-RS, na TV e no Site.

21H 30MIN – MOSTRA COMPETITIVA
CMB A fome de Lázaro (PB), de Diego Benevides / 17’01”
CMB Da janela eu vejo o mundo (PR), de Ana Catarina Lugarini / 16’10”
LMB Jesus Kid (PR), de Aly Muritiba / 87’57”
LME Planta permanente (Argentina), de Ezequiel Radusky / 79’01”

22H 30MIN – MOSTRA GAÚCHA DE CURTAS-METRAGENS
Exibição do programa 4
Love do amor, de Fabrício Koltermann / 08’45”
Isso me faz pensar, de Hopi Chapman / 24’53”
Brecha, de Helena Thofehrn Lessa / 06’49”
Rufus, de Eduardo Citton / 14’44”
Hora Feliz, de Alex Sernambi / 05’15”
Trem do tempo, de Vitor Rezende Mendonça / 02’17”