Os três finalistas do Concurso Melhor Chef do 13° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado foram definidos nesta terça-feira (31), no Senac Gramado. Em disputa acirrada, passaram para a grande final os chefs Jesley da Silva Agostinho, do Neni Restaurante, Nicolas Pedro Heckel, do La Caceria, e Thomaz Cotinaz Silveira, do Containner Bistrot. Em busca do troféu Concha de Cristal, os classificados retornam para a cozinha do Senac no próximo dia 10 de setembro, a partir das 9h.
RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP
Os jurados Arika Messa, vencedora da última edição do concurso, Matheus Tróglio, professor de Gastronomia do Senac Caxias, e Larissa Marques, do Senac Gramado, avaliaram as receitas preparadas pelos oito chefs selecionados para a etapa semifinal. O júri técnico considerou a relação da receita com o tema, o grau de dificuldade, a criatividade e a originalidade. “O concurso foi bastante concorrido. Tivemos muita adesão. Entre todos os inscritos, foram selecionadas oito receitas”, afirma a diretora do Senac Gramado, Daniela Barbosa.
Com o tema “Do produtor à mesa: valorizando a economia local”, os inscritos tiveram que preparar um prato com produtos de agroindústrias da região. “O desafio dos participantes foi valorizar os produtores locais, utilizando insumos da região em seus pratos”, frisa Daniela.
RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM
GRANDE FINAL
Os finalistas terão que repetir as receitas na decisão. O que somar o maior número de pontos na avaliação técnica será o campeão. Thomaz Silveira concorre com a receita “Porco, araucária e colônia”. Jesley Agostinho preparou um “Baião de dois com farofa de pinhão e linguiça crocante com cachaça de bergamota. Já Nicolas Heckel, concorre com a receita “Panceta ao molho demi glace de bergamota com purê de batata doce, chucrute, chips de polenta, cogumelos e cebola”. Na grande final, os classificados terão uma hora para a preparação da receita.