Canela,

28 de julho de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Os políticos estão certos, o jornalista está errado

Compartilhe:

Há algum tempo venho dizendo nesta coluna que, cada vez mais, mais denúncias contra políticos vão surgir em Canela. 

Vão de irregularidades administrativas a crimes mesmo, com prisão de ex-vereador por violência contra mulher cometida durante o mandato, passando por indiciamento por maus tratos infantis no exercício do cargo público eletivo.

Em Canela, há algum tempo, é proibido criticar. Como se quem aponta o erro não admite o que de bom foi feito e foi feita muita coisa boa. Uma inverdade, pois, aqui na Folha, publicamos todas as pautas positivas, com destaque.

Mas os erros existem e políticos não são deuses. São funcionários públicos pagos com o dinheiro dos nossos impostos.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Na Câmara de Vereadores foram muitas as barbaridades, desde contratos fraudulentos feitos em bancada partidárias a pequenos crimes diversos. Os próprios partidos políticos se encarregaram de abafar o caso. Nós, comunidade, passamos a mão, no melhor estilo “rouba, mas faz”.

Em Canela, a Câmara nunca instaurou uma comissão de ética em toda a sua história. Os vereadores nunca afastaram um par por nenhuma irregularidade, o que nos faz pensar que são todos santos, não é mesmo?

Cito para o leitor uma ligação que recebi após a publicação do afastamento de um agente político do alto escalão. Dizia quem me ligou: mas o cara é gente boa! “Não estou fazendo juízo do cara, a notícia é que ele foi afastado, pode até ser gente boa, mas este é o fato“, respondi. 

Assim como quando eu publiquei que um líder partidário foi preso com a grana “voluntária” paga pelos CCs,  alguém me disse: mas isso todo mundo faz.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Ah é! Bom, o certo é  o certo, mesmo que ninguém esteja fazendo e o errado é  errado mesmo que todos estejam agindo assim. Até quando vamos botar panos quentes? Até quando vamos aceitar calados?

Será que nós que calamos para as pequenas e grandes corrupções, irregularidades e crimes, não estamos errados também? Faz horas que me babo em cima do teclado, por vontade de escrever os nomes nas matérias, mas a lei me impede.

No fim, devo ser eu, o jornalista, que estou errado, afinal, os políticos estão fazendo o certo.
Não é mesmo?

O que é pauta negativa?

Possuo uma lista de transmissão particular no WhatsApp, envio algumas matérias que considero de interesse para algumas pessoas com quem mantenho contato profissional.

Na semana passada, após enviar duas notícias, um deles me indagou, em mensagem: de certo vai publicar alguma coisa boa!

As duas notícias em questão eram a abertura de inquérito sobre a concessão do trem e a prisão de um ex-vereador por Maria da Penha.

Respondi para ele com oura pergunta: quer dizer que as forças de segurança e Ministério Público atuando em Canela para coibir crimes e irregularidades, com resultados efetivos, não é uma notícia boa?

A pauta negativa, é negativa para quem afinal? Nestes dois casos, a comunidade deve ficar feliz, pois existe alguém olhando para os direitos da população e coibindo coisas erradas.

Concessão do trem

Uma fonte ligada à Administração Municipal, que exerceu cargo de alto escalão no segundo mandato de Constantino Orsolin, me confidenciou que todos sabiam, dentro da Prefeitura, que existiam diversas irregularidades na concessão da estação férrea.

Sabiam que alguns dos erros eram insanáveis, mas, em algum momento, no processo administrativo, alguém mandou segui o trâmite.

Agora, quem diz que existem irregularidades é o MP.

Em contraponto, a Estação Campos de Canella foi o melhor projeto que surgiu por aqui nos últimos anos, algo diferente e muito, muito bom para a cidade.

Uma coisa não anula a outra. As irregularidades não apagam a importância do empreendimento e nem o sucesso da concessão anula as irregularidades.

Pelo tamanho e importância da Estação Campos de Canella, tenho certeza que a Prefeitura e a Nova Alternativa vão encontrar soluções junto ao Ministério Público para sanar as irregularidades que existem e compensar a população canelense, caso tenha existido alguma perda.

No fim, ganharemos todos nós.

Procon

Por fim, Canela inaugura seu Procon na próxima semana. Órgão importante, exigido pelo MP por ação judicial em julho de 2019, que ganhou forma e nasceu com o secretário de Governo, Marcelo Savi, neste ano.

O consumidor canelense vai ter, enfim, onde exigir seus direitos de consumidor.