Canela,

3 de maio de 2024

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Chico

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Francisco Rocha

Loja Havan de Canela pode não ter a réplica da Estátua da Liberdade

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Antes de mais nada, aqui vai um adendo: este tópico traz informação e não opinião, não estou fazendo juízo de valor da Havan nem de Luciano Hang, então, os corneteiros de plantão não vão achar subsídios para destilar sua lacração on-line por aqui, sejam a favor ou contra.

Vamos aos fatos, disse, aqui neste espaço, semana passada, que haviam compensações ambientais a serem cumpridas pela Havan de Canela, antes que o empreendimento receba a licença de operação da Prefeitura de Canela.

Todos sabem que o projeto da Havan foi autorizado por meio de lei, considerado projeto especial por ter características que fogem do estabelecido no Plano Diretor. Por essas concessões à lei municipal, a empresa deverá apresentar os seguintes estudos:

– Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA).
– Inventário e Plano Municipal da Arborização Urbana: a empresa pode apresentar a proposta com a constituição de equipes para promover o inventário da arborização urbana, nos 32 bairros do município.
– Projetos Executivos de Planejamento e Mobilidade Urbana:
A Empresa poderá propor trecho de 500 metros de ampliação da 3ª pista da RS 235, podendo ser 250 metros da rótula da Havan em direção a rótula do Caracol e 250 metros até o pórtico de Canela.

Acontece que estes estudos são caros e a rede de lojas pode economizar não colocando a réplica da Estátua da Liberdade em frente a loja de Canela. O símbolo da Havan tem um custo aproximado de R$ 1,2 milhões.

Esta definição ainda não aconteceu, mas a possibilidade já é comentada nos corredores do planejamento municipal.

Foto: Reprodução/Havan

Havan e a mobilidade na RS 235

Não vejo problemas em a loja da Havan Canela não ter a estátua. O que interessa e sempre foi o argumento de defesa dos apaixonados pela marca de Luciano Hang são os empregos que serão gerados e uma opção para compras na cidade. Com ou sem a réplica do símbolo americano, isso vai acontecer.

O que tem preocupado é possibilidade o trânsito no trecho da RS 235, onde será instalado o empreendimento, ficar ainda mais trancado.

Aí a grande necessidade da compensação, como o Planejamento de Mobilidade incluindo a terceira pista no local. Aliás, é neste trecho que são registrados os piores acidentes na RS 235, em Canela.