Canela,

17 de julho de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

DINHEIRO ANIMADO • Juliana Alano #63

Compartilhe:

Caro leitor, as crianças também fazem parte do universo das finanças, mas como transformar o tema em algo leve e divertido para os nossos baixinhos?

Brincar é o segredo, segundo a professora Magdale Catelan para ensinar qualquer coisa, indiferente da área do conhecimento, é preciso respeitar o processo criativo da criança, tudo precisa ser leve e divertido.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Quando o assunto é a introdução da educação financeira na infância é importante lembrar que as crianças têm percepção de tempo diferentes, ou seja, para um baixinho de 3 anos o tempo passa muito mais devagar do que para um de 7 anos, por exemplo. O ideal para crianças menores de 6 anos é começar com uma semanada, assim, ela consegue se organizar melhor com os gastos e aprender a cuidar do dinheiro. Já a quantia seria  R$1,00 por cada ano, ou seja, se a criança tiver 5 anos serão R$5,00 por semana.

É com a semanada ou mesada que a criança começa a ter contato com o dinheiro. Isso porque ser dona das próprias moedinhas permite ela vivenciar, de pouco em pouco, a realidade de ter de lidar com as suas finanças. Elas talvez queiram comprar algo que custe mais do que têm – e, então, precisarão juntar duas ou três mesadas para fazer a aquisição.

A partir do momento em que as regras da mesada ou da semanada foram estabelecidas, é importante que vocês papais e mamães se mantenham fiéis a elas. A consistência faz toda a diferença nessa hora.

Uma boa dica é entregar em moedas, porque a quantidade passa a impressão de ser mais dinheiro. Também é legal que o “cofrinho” seja transparente para ela poder acompanhar o dinheiro crescendo.

• Leia também a coluna da semana passada!

Precisamos falar de dinheiro em casa, mas cuidado como você aborda o assunto, troque o ganhar dinheiro por fazer dinheiro, isso instigará a criança a construir os meios para gerar renda, além disso, ajuda a estimular a criatividade.

Lembrem-se que a MELHOR forma de ensinar uma CRIANÇA é ser um bom EXEMPLO para ela. Crianças EDUCADAS FINANCEIRAMENTE hoje serão adultos MAIS felizes no FUTURO.