Canela,

15 de julho de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

COMO USAR A CRIATIVIDADE NAS FINANÇAS • Juliana Alano #64

Compartilhe:

Caro leitor, hoje nós vamos falar sobre o processo criativo como aliado na organização financeira. Na semana passada tive a oportunidade de estar com a atriz, dramaturga e diretora de teatro Lisiane Berti para falar sobre esse tema em uma live. A criatividade está a nosso alcance o tempo todo e precisamos entender como ocorre esse movimento.

Para começar o mais obvio seria falarmos de como alcançar o sucesso, mas indiscutivelmente precisamos mencionar o fracasso antes, pois o sucesso é a consequência de muitos fracassos.  Na área financeira temos milhões de exemplos que mostram que a maioria dos empresários bem-sucedidos passaram por vários momentos difíceis, muitos quebraram e quebraram de novo até surgir uma grande ideia, logo a dor também faz parte do processo criativo.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Usar a capacidade criativa para se desenvolver na área financeira é uma baita sacada, mas para podermos ativar essa capacidade é necessário entender o seu próprio processo criativo e se você não tem um, a sugestão é que você crie o seu, mas para isso é necessário se conhecer.

A razão e a emoção também têm tudo a ver com a criatividade, nós fazemos dinheiro com a razão, levantamos todos os dias da cama, pois temos os boletos para pagar, mas gastamos com a emoção. Essa conta nunca fecha enquanto não equilibrarmos esses dois pilares, considerando que o ideal é fazermos dinheiro com a emoção e gastarmos com a razão.

• Leia também a coluna da semana passada!

É preciso saber lidar com as emoções, pois quanto mais nos conhecemos mais fácil usá-las a nosso favor, uma grande ideia surge ao prestar atenção ao nosso entorno e de repente aparece formas criativas para fazer o dinheiro necessário e viver a vida que sempre sonhamos.

Muitas vezes ficamos nos lamentando por tudo que não temos, perdemos anos de vida esperando as oportunidades perfeitas, pensando em como seria tirar do papel aquela ideia que parecia maluca de mais aos olhos dos outros. Quanto tempo ainda vamos esperar a ideia maravilhosa surgir para mudar de vida? Já dizia Albert Einstein “CRIATIVIDADE é a INTELIGÊNCIA se DIVERTINDO”.