Canela,

18 de maio de 2024

Anuncie

Gramado tem 87% da população vacinada com a 1ª dose e 58,8% com o esquema completo

Compartilhe:

Em recente atualização do “Vacinômetro” da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde, registrou até esta quarta-feira (27), às 10h, a imunização de 87% da população vacinável com, pelo menos, uma dose da vacina contra o coronavírus. Já com o esquema vacinal completo, ou seja, que receberam as duas doses ou dose única são 58,8% dos gramadenses.

Segundo os dados do portal vacina.saude.rs.gov.br das 63.343 doses recebidas, as equipes da Vigilância em Saúde aplicaram 52.356 doses. Foram aplicadas até o momento 29.858 referentes a primeira dose, 19.853 referentes a segunda dose, 953 doses únicas e 1.692 doses de reforço (3° dose).

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Vacinação contra a Covid-19 segue na Várzea Grande e Floresta

Após ter aplicado 544 doses, referente a segunda dose e completando o esquema vacinal, durante mutirão realizado nesta terça-feira (26), no Ginásio de Esportes José Francisco Perini – Perinão, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Saúde, segue aplicando as vacinas contra a Covid-19 na Unidade Básica de Saúde Dr. Érico Albrecht, no bairro Floresta, das 9h às 14h, sem fechar ao meio-dia, e a Unidade Básica de Saúde Carlos Altreiter Filho, do bairro Várzea Grande, das 7h30 às 11h30.

Aplicação da 2ª dose

Quem tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 das marcas AstraZeneca ou Pfizer-BioNTech já pode, a partir desta quinta-feira (28), tomar a segunda dose tão logo complete oito semanas, independente da data de retorno marcada no cartão de vacina. Basta completar o tempo de espera de 56 dias, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Terceira dose ou dose de reforço

Idosos com mais de 60 anos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses, pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos) que tomaram a segunda dose há ao menos 28 dias e médicos, enfermeiros e outros profissionais da área que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses podem procurar as unidades de saúde para receber a terceira dose.

Em todos os casos é necessário observar os seguintes pré-requisitos para receber a segunda dose, não ter tido Covid-19 nos últimos 30 dias, não apresentar sintomas gripais, não ter tido sintomas nos últimos 15 dias, e não pode ter tido contato com suspeita e confirmação de coronavírus.

Crédito: Ascom/Prefeitura de Gramado