Canela,

4 de julho de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

VAMOS DEIXAR PARA 2022 • Juliana Alano #66

Compartilhe:

Caro leitor, hoje quero compartilhar com você uma ansiedade que passo todos os anos e acredito que você também. Parece que começa uma contagem regressiva para o final do ano quando novembro chega e ninguém tem mais tempo para fazer nada, todo e qualquer projeto fica para iniciar no ano seguinte. A grande questão que no ano seguinte, ainda têm as férias de verão e depois o carnal e depois e depois.

Estou levantando essa questão porque essa época do ano é a mais decisiva para a organização das finanças, sejam elas pessoais ou empresariais. Se você trabalha em regime de CLT, novembro recebe-se a 1ª parcela do 13º salário. Muitos não sabem o que fazer com ele, se pagam as dívidas, se guardam para os presentes e festejos de Natal, ou ainda para as férias que já estão batendo na porta.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

A escolha de onde colocar essa renda “extra” é o divisor de águas para você resolver seus problemas ou se enrolar ainda mais. Cada caso é um caso, mas se você estiver com dívidas, principalmente de cheque especial, empréstimos ou cartão de crédito, recomendo usar esse dinheiro para quitar isso e depois verificaria a disponibilidade para os demais gastos. Só cuidado, não faça como a maioria das pessoas, que quitam as dívidas e na sequência fazem outras, financiando tudo novamente para as festas e férias que não tinham sido programadas. Já para quem não tem dívidas seria muito legal usar esse dinheiro que está “sobrando” para investir e fazer ele crescer ainda mais.

Você que é dono de empresa normalmente essa é a época de alta nas vendas, por isso, é hora de equilibrar as finanças do seu negócio depois de meses tão difíceis com a pandemia. Criar estratégias e organizar o fluxo de caixa podem lhe garantir noites de sono mais tranquilas caso aconteçam novos imprevistos pela frente.

• Leia também a coluna da semana passada!

Fato que só muda quem tem vontade de construir uma nova realidade, os demais fazem de conta e inventam discursos para convencerem a sim mesmo que estão fazendo algo diferente. QUEM não FAZ acontecer VÊ acontecendo. Pense nisso!