Canela,

9 de dezembro de 2024

Anuncie

Com previsão de aumento no número de alunos, educação municipal abre processo de matrículas

Compartilhe:

Rede Municipal de Ensino irá necessitar de ampliação para comportar demanda de novos alunos - Foto: Divulgação/Arquivo Folha

Mais de 5500 alunos devem estar em sala de aula na rede municipal de ensino

Com uma população que não para de crescer, com o cenário de pandemia, no qual muitos pais têm recorrido ao sistema municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação tem pela frente o missão de oferecer vagas para suprir a demanda na educação infantil e no ensino fundamental.

Durante 2021, a dificuldade foi oferecer maneiras de ensino híbrido e distanciar os alunos nos ambientes escolares, além de tentar manter a qualidade do ensino. Para 2022, encontrar espaços suficientes e oferecer profissionais para esta grande quantidade de estudantes será desafio.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Já está prevista a construção de diversas salas de aulas, dos modelos modulares, que devem ser entregues até o início de fevereiro de 2020.

Educação infantil irá precisar de mais de 1000 novas vagas

Segundo estimativa da Secretaria Municipal de Educação, Canela irá ofertar 520 novas vagas na educação infantil para 2022. Porém, a lista de espera atual é de 669 alunos.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM 

Para cobrir a defasagem, foi solicitado credenciamento de até mil novas vagas, que devem ser ofertadas de maneira terceirizada. No total, cerca de 2300 alunos estarão no ensino fundamental da rede municipal, incluindo escolas terceirizadas.

Atualmente, 529 alunos encontram-se matriculados no Pré II, os quais, no ano que vem, estarão no 1º ano do ensino fundamental.

Educação infantil terá mais de 2300 crianças matriculadas

Turno integral e novos alunos

Além de integrar os 529 novos alunos que deixam o pré e ingressam no 1º ano, a rede municipal ainda terá que atender os alunos que por ventura estejam migrando das redes particular e estadual.

Em 2022, o turno integral será ampliado para o 4º ano do ensino fundamental, o que exigirá também mais espaços físicos nas escolas.

Conforme a Secretaria de Educação, serão mais de 1500 alunos em turno integral em 8 escolas urbanas no ano que vem.

Ao todo, 3200 alunos estarão em sala de aula no ensino fundamental.

Matrículas e rematrículas para o Ensino Fundamental

Desde terça (16), estão abertas as inscrições e rematrículas para a rede municipal. A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer informa que os horários de atendimentos acontece das 8h às 11h e das 13h às 16h30min. Para a inscrição de alunos novos é necessário o nome completo do candidato, data de nascimento e contato do responsável.
Quando se for efetivar a matrícula em fevereiro de 2022, a escola entrará em contato e solicitará certidão de nascimento, RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência (zoneamento) e documento do responsável.
Para a rematrícula é necessário apenas o responsável se dirigir até a escola para assinar a pasta do estudante referente ao ano letivo de 2022.

Matrículas acontecem diretamente nas escolas