Cantora e compositora norte-americana traz o seu blues elétrico de Chicago para os Campos de Cima da Serra
Pela primeira vez em São Chico, a cantora e compositora norte-americana Nora Jean Wallace desembarca na cidade no próximo dia 11 de dezembro para show exclusivo no Parador Hampel. A apresentação, prevista para às 21h, antecede a participação da cantora junto à mais uma edição do Paralelo Festival, em São Francisco de Paula, cantando temas de sua produção, além de standards do blues.
Natural de Mississipi, a carreira de Nora começou em 1976, nos clubes de Chicago, onde foi descoberta por Scotie e Oasis e convidada a se juntar à banda. Mas sua grande chance veio em 1985, quando Jimmy Dawkins a convidou para se juntar ao seu grupo. Nos sete anos seguintes, Nora fez turnês e gravou com Jimmy, participando de dois de seus discos – Feel the Blues e Can’t Shake These Blues.
RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP
Enquanto fazia turnês pela Europa, Canadá e Estados Unidos, refinou suas habilidades performáticas e desenvolveu uma base de fãs internacionais. Participou de importantes festivais, incluindo o King Biscuit Blues Festival, o Chicago Blues Festival e o Pocono Blues Festival. Em outubro de 2002, lançou seu primeiro álbum, Sings the Blues, recebendo uma rara e cobiçada classificação de cinco estrelas da revista Big City Blues e aclamação da crítica, aparecendo nos charts da revista Living Blues por muitos meses.
Em 2004, recebeu dois prêmios W. C. Handy – um de Melhor Artista Revelação e outro de Melhor Artista Feminina de Blues Tradicional do Ano. O Museu de Ciência e Indústria de Chicago a nomeou uma das dez grandes mulheres do blues de Chicago, considerando-a a nova rainha do blues. No mesmo ano, a cantora lançou seu segundo álbum, Going Back to Mississippi, ficando em quinto lugar nas paradas de rádio do Living Blues, alcançando a posição número um na XM Radio.
RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM
Em 2020, lançou o seu mais recente disco, Blues Woman, com a participação da lendária estrela do blues, Kim Wailson, do The Fabulous Thunderbirds, que adiciona o seu talento de gaita à banda do estúdio Severn, formada por Johnny Moeller (guitarra), Steve Gomes (baixo), Kevin Anker (órgão), Steve Guyger (gaita), Stanley Banks (teclados) e Robb Stupka (bateria).
Nora Jean Wallace – Direto de Chicago, a nova rainha do blues
Sétima filha de um meeiro do Mississippi, Nora Jean Wallace cresceu com seus 15 irmãos e irmãs em uma plantação. Trabalhando impiedosamente nos campos de algodão durante a semana com sua família, ela ansiava pelas noites de sexta e sábado, quando seu pai, Bobby Lee Wallace, e seu tio, Henry “Son” Wallace, ambos conhecidos intérpretes de blues, se reuniam na casa da sua avó para interpretar clássicos. Nora Jean também foi exposta ao melhor da música gospel por sua mãe, Ida Lee Wallace, que fazia serenatas para a família com canções de Mahalia Jackson e The Staples Singers, entre outros. Com tanta música em sua vida, era quase inevitável que ela encontrasse sua própria voz. A primeira música que cantou foi Howlin ‘for My Darling, por volta de seus quatro ou cinco anos. Se profissionalizou mais tarde, depois dos 20 anos, quando foi para Chicago, a capital do blues, e de lá saiu para excursionar em diversos locais do mundo.