O reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, entregou ontem, ao prefeito de Gramado, Nestor Tissot, o estudo de um projeto para a construção de um teatro na cidade. A apresentação do trabalho aconteceu na Prefeitura, com a presença de secretários municipais, vereadores, integrantes da Gramadotur e do Conselho Municipal de Política Cultural, professores e estudantes da Feevale.
A partir da parceria formalizada com a Prefeitura de Gramado em 25 de setembro do ano passado, acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Feevale fizeram o estudo preliminar para a construção de um teatro, com a supervisão de professoras que atuam no Centro de Arquitetura e Urbanismo e do Centro de Construções Sustentáveis da Instituição.
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O estudo, feito a partir de um plano de necessidades apresentado pela Prefeitura, contempla, além do teatro, restaurante, café, lojas e espaços para entidades do município. Para o desenvolvimento do trabalho, foram realizadas diversas visitas a Gramado, onde os alunos estudaram a arquitetura local e a materialidade, observando, também, a premissa da sustentabilidade.
Para o reitor da Feevale, Cleber Prodanov, essa parceria é muito importante, pois possibilitou que os estudantes tivessem a oportunidade de vivenciar uma experiência prática, buscando soluções que atendam às necessidades do município e contemplem os princípios de sustentabilidade. “Estamos muito felizes em poder contribuir com o desenvolvimento de Gramado, cidade na qual a nossa instituição está instalada, e possibilitar aos estudantes uma grande experiência, aliando a tecnologia e a inovação a uma situação real”, ressalta.
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O diretor do Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas (ICCT), João Mossmann, destaca que o desenvolvimento de soluções e de produtos dentro do contexto universitário é relevante para o estudante, pois dá a ele a oportunidade de construir um portfólio sólido durante a sua jornada universitária, impactando significativamente a sua carreira profissional. “Esse intercâmbio entre a universidade, a comunidade e o mundo corporativo é essencial, pois possibilita aos alunos criarem soluções inovadoras que vão ser muito úteis à sociedade”, afirma.
O secretário da Cultura de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato, disse estar muito entusiasmado, “esse projeto vindo a acontecer vai elevar e muito o padrão do município de Gramado, sobretudo para poder receber grandes espetáculos artísticos, grandes peças de teatro, óperas, orquestras, enfim, e também incentivar e valorizar nossa mão de obra artística local que vai ter um grande palco para poder pleitear apresentações de produções próprias.
Sobre o teatro
O teatro está previsto para ser construído em uma área de cerca de 10 mil m², localizada na Av. Borges de Medeiros, 4.111, no centro de Gramado, que está sob a responsabilidade da Gramadotur. O estudo contempla, ainda, uma área de mil m² para o Centro de Exposições e Congressos Expogramado.
O estudo do projeto foi realizado por nove estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil: Caroline da Silva Siqueira, Josiel Guadain, Juliana Martini Cordovil, Lucas Oliveira, Nicole Xue Fillmann, Rodrigo Aislan, Rodrigo Macedo, Tayná Thomaz Guterres e Vanusa do Nascimento Ávila. Eles foram orientados pelas professoras Adriana Teresinha da Silva Dutra, Daiana Cristina Metz Arnold e Graziela Rossatto Rubin.
O estudo foi desenvolvido no Centro de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e no Centro de Construções Sustentáveis (CCS) da Universidade Feevale. O Centro de Arquitetura e Urbanismo compreende as atividades de ensino que dão suporte ao curso de Arquitetura e Urbanismo, que é coordenado pela professora Luciana Néri Martins. O espaço visa à melhoria do ensino, proporcionando aos acadêmicos uma formação interdisciplinar, através da vivência social e da experiência teórico-prática como um todo.
Já o Centro de Construções Sustentáveis apresenta problemas reais em sala de aula, possibilitando aos estudantes do curso de Engenharia Civil, que é coordenado pelo professor Marcelo Araújo Machado, uma vivência de ensino aplicada e dinâmica. Com isso, valoriza o olhar multidisciplinar e transversal para a compreensão dos desafios, das possíveis soluções e, sobretudo, da complexidade das tecnologias de construções sustentáveis.
Crédito: Ascom/Prefeitura de Gramado