Marca aposta do omnichannel e marketing 360 para impactar clientes em todas as frentes
Da decoração nas lojas, ao enxoval do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e Congonhas, em São Paulo, aluguel de carros da Localiza e Unidas, pedágios e outdoor nas principais vias que levam o turista para a serra, passando pelo show diário do Luguito na loja conceito de Gramado ao primeiro filme #PorMuitoMaisNatal criado pela empresa em 45 anos de história. O Natal de 2021 está sendo um divisor de águas na comunicação da Lugano com os seus clientes, que agora leva a qualidade do chocolate de Gramado para o mundo.
A estratégia foi conduzida pelo diretor de marketing da empresa, Jonas Esteves, que apostou no omnichannel e no marketing 360 para impactar clientes em todas as frentes. Uma tática de conteúdo bastante ousada com o objetivo de fornecer uma experiência contínua e perfeita em qualquer dispositivo ou local que o cliente passar ou deseja comprar, com uma vivência de marca personalizada. “Basicamente é estar em todos os lugares onde o cliente estiver“, ressalta.
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O filme, explica ele, trabalha com a emoção e busca passar uma mensagem com valor humano da forma realista, natural e mais contemporânea possível, sem descolar com a realidade. “É sobre sentidos. É sobre compartilhar. Sobre unir pessoas através de uma pequena ação, mas com poder gigantesco de mudar sensações“, completa Esteves.
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Tendo as ruas com o espírito natalino de Gramado enfeitadas e cheias de luzes como pano de fundo, a narrativa conta a história de um homem que leva felicidade às pessoas que parecem estar com sentimentos tristes ou distantes. Ele caminha pelas ruas da cidade e percebe que pessoas estão distantes, tristes, no celular, chateadas e sozinhas.
Como um Papai Noel à paisana, sua atitude é criar um sentimento natalino verdadeiro deixando pequenos presentes, de uma forma quase imperceptível, para quem não está em um bom momento, e convenhamos, os últimos anos foram duros pra todo mundo. Cada vez que ele deixa um chocolate escrito com uma mensagem de alegria, o humor da pessoa muda. Sorrisos aparecem, a união acontece, abraços, celulares ficam de lado.
História que vai de encontro à própria história e aos valores da Lugano
Mesmo com tantos filmes de Natal que vemos por aí, a peça busca algo único e especial! Uma história que vai de encontro à própria história e aos valores da Lugano. Trata-se de uma relação simples de causa e efeito, onde uma pequena ação muda completamente um cenário, ou no caso, um sentimento. O chocolate gera emoção, o chocolate ativa endorfinas, o chocolate traz alento, vigor e energia.
“Nos inspiramos em algumas histórias da própria Lugano e em sua premissa de fazer um chocolate artesanal que ainda leva a assinatura escrita à mão por uma pessoa. Quando fiquei sabendo que um dos fundadores da Lugano dava chocolate de presente para pessoas nas ruas de Gramado, com o desejo de fazer o bem e trazer um sentimento de alegria, vi que tinha uma premissa e uma essência pra criar uma boa história“, conta Rapha Coutinho, diretor do filme à frente da produtora Framework.
O filme é conduzido por um personagem central e carismático que é uma junção das características do “dono da Lugano”, do artesão que escreve em chocolates e do próprio Papai Noel que presenteia e traz felicidade para as pessoas. Para a ação, a Lugano criou uma série de produtos que podem ser adquiridos através do e-commerce https://www.chocolatelugano.com.br/ com frete grátis em compras acima de R$ 190. Dentre as opções, destaque para os kits com embalagens temáticas para presentear a família. O objetivo é transformar a grife de Gramado em um destino para a compra das lembranças nas lojas e canais digitais. O vídeo da campanha pode ser assistido logo abaixo: https://www.instagram.com/tv/CXEa31cBoHZ/?utm_source=ig_web_copy_link