Canela,

31 de julho de 2024

Anuncie

Canela – Professores percorrem “O Caminho das Águas”

Compartilhe:

Atividade foi organizada pelas Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente, com apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente – COMDEMA, da Rede Araucárias – UERGS, CORSAN e colaboradores.

Um grupo de professores da educação infantil, do ensino fundamental e médio de Canela e Gramado percorreram na sexta-feitra (10.12) um roteiro vinculado à captação, tratamento e distribuição de água, sistemas de tratamento de esgoto da área urbana até a devolução do afluente à natureza.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

O programa foi acompanhado e orientado por monitores da Secretaria do Meio Ambiente, membros do COMDEMA, voluntários e técnicos da CORSAN.

O roteiro, denominado “Caminho das Águas”, iniciou na Barragem Blang e teve continuidade no Poço da Faca, ponto de captação da água no Rio Santa Cruz, que abastece as duas cidades.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Na parte da tarde, o grupo realizou visitas técnicas na Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada no Distrito Industrial, bem como nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) da Vila Miná e da Santa Terezinha.

O Caminho das Águas teve por objetivo a sensibilização dos educadores para a temática do saneamento básico, preparando os educadores e interessados para o curso de “Saneamento Básico no Currículo Escolar”, que será realizado no decorrer de 2022.

De acordo com os organizadores do evento, o conhecimento adquirido com as atividades é parte relevante do projeto de capacitação de educadores ambientais nas escolas do município.

Para o secretário de Meio Ambiente, o biológo Jackson Müller o curso permite inserir a temática do saneamento no currículo escolar, alerta para os compromissos com a sustentabilidade e destaca a necessidade de compromisso de cada cidadão com o tema.

A professora Laci Gross destaca também a importância da participação dos professores da rede municipal de ensino, como forma de ampliar o diálogo e a capacitação para tratamento de um tema de tão importante relevância na atualidade.

Também participaram da atividade Lutero Cassol e Roseane Leal Santos, da CORSAN, Isabel Scheid e Marcus Graff do COMDEMA, Jair Portulan do CEMPRA, Vinicius Leão da Silva, Giuliano Konrad Bao da Secretaria de Meio Ambiente e José Carlos Assumpção da Silva (Zé Passarinho).