Canela,

29 de abril de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

360 Graus: 18 anos de colunismo e rumo aos 25 anos de profissão

Compartilhe:

Não gosto muito de escrever em primeira pessoa e menos ainda em terceira pessoa, mas, nesta última coluna do ano, precisarei fazer, isso porque a coluna 360 Graus está completando a maioridade.

Iniciei esse ofício de colunista de opinião lá em 2003, sempre com este nome. De lá pra cá, foram diversas publicações semanais e, com o advento do on-line, deixou de ser semanal para ter a sua publicação quando necessária.

Esta coluna de opinião é uma ferramenta valiosa para a comunidade canelense, usada diversas vezes para dar voz a quem precisa e não encontra espaço.

Noutras vezes, é contraponto necessário a algum ato que mereça ser chamado atenção.

Nestes 18 anos, colecionei odiadores, a maioria políticos ou pessoas próximas a eles. Coisa absolutamente normal para quem se dispõe a publicar uma opinião, ainda mais nos dias de hoje.

Lembro-me de uma vez que, mesmo funcionário público concursado da Prefeitura de Canela, fui proibido de entrar na Prefeitura, no primeiro ano do primeiro mandato de Cléo Port.

Como castigo pelo que havia escrito, fui colocado no CU – Cadastro único, tendo como ferramenta de trabalho um lápis e uma classe (destas de escola mesmo).

Já o PDT me afastou da comunicação da Câmara de Vereadores porque eu não sabia “separar as coisas”. No fim, eles que não sabiam, mas tudo bem.

Noutra vez, me enviaram para o CAPS, já no meio do primeiro mandato de Constantino. “Lugar apropriado”, lembro de ter ouvido de um agente político.

Acabei me exonerando, em 2011, com 13 anos de concurso para fazer aquilo que havia me sugerido um líder político local: me colocar no meu lugar.

Assim, me voltei para o jornalismo, agora, sem um patrão para editar minha coluna ou sem um vínculo com a entidade que eu criticava. Rompi grilhões!

De Canela tenho certeza que a coluna 360 Graus é uma das mais antigas ainda sendo publicada com periodicidade. Tenho a certeza que conquistei muito mais amigos e leitores do que desafetos, coisa que não tem preço.

Já foi rotulado de esquerdista, bolsonarista, pedetista, emedebista e arenista, o que me deixa feliz, pois, se nem mesmo os políticos conseguem definir qual minha preferência, é sinal de que exerço meu ofício da maneira certa.

O único “ista” que aceito é o de jornalista. Alías, em 2022 vou colecionar alguns números dos quais me orgulho muito. Em março, serão 25 anos que iniciei na área da comunicação. Também em março, a Folha de Canela faz 10 anos de sua fundação: Since 2012!

Agora em janeiro, chegaremos à edição 500.

Resta meu profundo agradecimento às mais de 30 pessoas que já integraram a equipe Folha de Canela e a minha família, que hoje é nosso staff.

Aos nossos assinantes, quando tínhamos, aos nossos leitores, aos anunciantes, aos colunistas, aos parceiros em geral, meus sinceros agradecimentos.

Desejo que todos nós tenhamos muito sucesso e muitas alegrias em 2022!

Um bom Natal e boas festas!

Até lá!

Eu desejo tudo isso a vocês em 2022, mas em 2021, preciso de férias!

Em 2022, desejo a vocês muita saúde, felicidade e conquistas!

Desejo um ano mais ameno, com menos sofrimentos. Desejo que o Covid 19, 20 e 21, mas não 22.

Desejo que tenhamos equilíbrio em palavras em ações e desejo que o brasileiro tenha opções melhores para seu futuro do que apenas Lula e Bolsonaro.

Desejo que os empresários do centro de Canela tenham muitas pavimentações, mas que não precisem fechar as portas, nem por elas, nem por qualquer outro motivo.

Eu lhes desejo liberdade, plena, de pensamentos e ações.

Desejo que a verdade seja a prerrogativa de todos e que o que é certo se sobressaia ao que é errado, mesmo que poucos estejam fazendo.

Eu lhes desejo que realmente possam fazer de 2022 um novo ano, colorido e lindo, mas precisamos estar dispostos a fazê-lo realmente novo.

Desejo a todos justiça, porque de injustiças o mundo já está cheio (e aqui não estou falando de matéria de Direito).

Desejo que todos tenhamos mais tempo para nós mesmos, pois eu, pessoalmente, preciso muito.

Desejo sorrisos, lágrimas, emoções, desejo vida!

Lhes desejo tudo isso e muito mais, para 2022 e para o resto de suas vidas, mas agora, vou lhes pedir licença, pois em 2021, preciso de férias, nem que seja por alguns dias!

A todos os leitores, amigos e parceiros, Feliz Natal e Boas Festas!

Nos vemos na edição 500!

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP