Coluna da Juliana Alano #74. Confira todas as outras clicando aqui.
Caro leitor, chegamos já com a primeira coluna deste ano e quero lhe dizer o quanto estou feliz por compartilhar minhas vivências na área financeira, as histórias que presencio no dia a dia dos meus clientes, pois sei que ao compartilhar contigo também posso estar lhe ajudando de alguma forma.
Foram vários os temas que passaram pelas 4 bases da educação financeira, você já deve estar cansado de me ouvir falar, mas prometo que será só mais uma vez, ou talvez não (risos):
1. Dinheiro é emocional: as emoções determinam como utilizamos o dinheiro e o que ele significa.
2. É preciso fazer planejamento: o planejamento financeiro não nos ajuda somente a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro, mas proporciona segurança (qualidade de vida).
3. Gastar menos do que se ganha: viver de acordo com seu padrão de vida traz equilíbrio, não apenas em relação ao dinheiro, mas em todas as esferas da vida que são influenciadas diretamente por ele.
4. Investimento: investir é importante, no entanto, começar nem sempre é fácil, principalmente pelo risco de perda, mas, com conhecimento e disciplina, qualquer pessoa pode se tornar um investidor.
• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM
Esse é o caminho das pedras, se entender essa base vai conseguir organizar ainda mais suas finanças. E você que está numa situação difícil não se desespere, outro dia o escritor Erasmo Vieira falou em uma live que fizemos, que o endividado está a um passo de se tornar investidor, afinal um dia a dívida acaba, e essa grana deveria ser direcionada para os investimentos, mas aí existe a questão emocional, fico no ciclo vicioso ou mudo de mentalidade e de vida? A escolha é exclusivamente sua!
E para encerrar não sendo quase nada clichê, quero te desejar um 2022 muito mais próspero, que você possa colocar em prática todo seu conhecimento em prol da sua saúde financeira. Sua VIDA pode MUDAR só DEPENDE de você, afinal cada UM tem o SUCESSO que merece! VEM COM TUDO 2022!