Canela,

4 de julho de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

O real valor do dinheiro • Juliana Alano

Compartilhe:

Coluna da Juliana Alano #76

Caro leitor, esse mês escrevi um artigo para a revista nacional Febradisk que me convidou para falar sobre o real valor do dinheiro. Primeiro questionei sobre quem não gostaria de ter mais dinheiro, afinal é ele que proporciona o sucesso tão desejado. Mas veja bem, o sucesso aqui está atrelado a realização de sonhos, a comprar a casa e o carro, fazer aquela viagem de férias com a família, sentar-se no restaurante e poder comer e beber o que quiser sem se preocupar com o preço e tudo mais que seu dinheiro pode comprar e que vai te proporcionar a segurança e a qualidade de vida.

Também abordei sobre como o dinheiro interfere na tomada de decisão empresarial. O que você acha? Impacta positiva ou negativamente? Para mim temos as duas coisas aliadas. Positivamente se tratando da principal motivação para que o empresário invista em um novo negócio, o que é ótimo, pois movimenta a economia, gera novos postos de trabalho, fomenta a inovação e possibilita a renda para a realização pessoal.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Por outro lado, o impacto negativo está atrelado a falta de preparo desse empresário para gestão e na perspectiva do valor do dinheiro, já que poucas pessoas sabem que ele tem tudo a ver com as emoções. O empresário nunca vai abrir um negócio para quebrar, ele tem o domínio das competências técnicas na sua área de atuação, mas não domina a gestão do negócio. Levanta a mão aí quem nunca misturou o dinheiro da empresa com o do bolso! Esse é um dos erros primários que vai fazer as finanças afundarem como uma pedra, diretinho para o fundo do poço.

Falando ainda em não separar o dinheiro da empresa e pessoal, muitas vezes esse empreendedor está sofrendo com a influência direta das suas emoções, pois é muito difícil administrar a própria empresa olhando só a parte racional, uma vez que a emoção acaba gritando mais forte. E o empresário sangra o fluxo de caixa em detrimento de sonhos antecipados, sem ter consciência que ele pode fazer tudo, eu disse tudo, desde que esteja com seu planejamento bem alinhado. O que você vai fazer a partir de hoje sabendo disso? Não esqueça que se você tem consciência também tem responsabilidade. Muitos sabem FAZER dinheiro, mas poucos sabem gastá-lo!

Confira todas as colunas da Juliana clicando aqui.