Canela,

27 de abril de 2024

Anuncie

Chico

360 GRAUS

Francisco Rocha

Projeto votado em sessão extraordinária era relevante para eventos de Canela

Compartilhe:

Secretaria de Turismo esclareceu porque projeto referente ao Calendário de Eventos entrou com urgência na Câmara de Vereadores

Na tarde ontem, este colunista criticou a Câmara de Vereadores por ter realizado uma sessão extraordinária que votou apenas a inclusão de uma palavra no nome de um evento. E, em um primeiro momento, pareceu isso mesmo.

Antes de entrar na explicação da Secretaria de Turismo, é relevante dizer que este colunista escreveu mais de uma vez sobre a forma que as matérias em votação são divulgadas, ou não, pela Câmara, com ritos e nomenclaturas que não ajudam a comunidade entender o que está sendo votado ou debatido.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

Enfim, quando foi convocada a sessão extraordinária da última segunda, haviam quatro projetos na pauta. Três de reajustes dos servidores e um de convênio do HCC. A Secretaria de Turismo pediu que o PL 10/2022, que tratava da alteração de datas de eventos e da nomenclatura de outro, fosse enviado junto, já que haveria a extraordinária.

No fim, os projetos polêmicos saíram de votação e restou apenas o do Calendário de Eventos, o qual foi o único apreciado na sessão do dia 24. Ou seja, entrou na carona e se tornou o único em pauta.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

A secretária de Turismo, Carla Reis, explicou ao colunista que na verdade, o ponto importante do projeto era a adequação da data de realização da Páscoa em Canela, para que o evento pudesse ser divulgado e ter seu material promocional concluído, que passou para 31 de março a 24 de abril de 2022.

Como o projeto de alteração do calendário já seria enviado à Câmara, o Turismo aproveitou para ajustar também a data de realização do Festival de Bonecos, passando de 10 a 14 de agosto para 6 a 9 de outubro, ainda, a palavra “internacional” foi incluída no nome do evento, ficando Festival Internacional de Teatro de Bonecos.

As duas últimas alterações poderiam ter esperado, mas o ajuste nas datas da Páscoa não, pois o Calendário de Eventos é uma lei e precisávamos fazer este ajuste”, explica a secretária.

Câmara precisa se organizar

De qualquer sorte, a Câmara precisa encontrar uma maneira melhore de falar com a comunidade e explicar quais são os projetos em andamento no Legislativo, quais seus conteúdos e quando vão a votação, numa linguagem que o povo entenda.

Fica aí um desafio para o próximo presidente, assim, evitaria momentos desagradáveis como o desta semana.