Canela,

20 de maio de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

Coaching financeiro é modinha que já passou • Juliana Alano

Compartilhe:

Coluna da Juliana Alano #77

Caro leitor, quantas coisas surgem diariamente na área do conhecimento que mal conseguimos acompanhar? Quando você aprende e domina uma ferramenta já tem milhões de novas versões mais atualizadas e que proporcionarão mais eficiência, a dificuldade realmente é acompanhar tudo isso. Desta forma, os profissionais investem e se qualificam a todo momento para facilitar a vida de quem não consegue.

Mas voltando a falar de modinha, muitas coisas são americanizadas e chegam com grande impacto, porém não perduram por muito tempo, o coaching foi uma dessas ondas. Houve uma época que para ser um profissional de coaching era preciso uma formação de dois dias e num passe de mágica, o profissional já estava pronto para mudar a vida dos outros e a sua. Isso porque muitas formações cobravam investimento razoavelmente altos, como a que fiz por exemplo, onde paguei R$12.000,00 e que prometiam vender o processo há R$6.000,00 por cliente já nos primeiros meses, o que nem em sonho aconteceu (risos)!

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Primeiro, a realidade é muito diferente, quando fiz a formação há 6 anos atrás, foram 7 dias de imersão em Florianópolis, 15 horas diárias de muito estudo e depois mais 3 meses online. Não, eu não aprendi tudo que eu sei neste período se você quer saber. Na realidade estava me borrando de medo porque achei que não estava preparada para começar, a ponto de fazer mais uma formação …e de fato não estava, o que me preparou foi a prática. Entender e formatar o meu próprio processo com qualidade levou tempo.

Foi a moda do coach, agora outros termos chegaram para conquistar o coração das pessoas, como os mentores, por exemplo. Mesmo as pessoas não “lembrando” ou “reconhecendo” a metodologia de coaching como uma ótima forma de autoconhecimento, controle, disciplina, e por aí vai, continuo acreditando que o processo é extremamente válido, pois vivencio isso diariamente com meus clientes. Com CERTEZA não é mais CHIQUE falar que ESTÁ fazendo COACHING, mas quem DISSE que precisa ser CHIQUE. SÓ precisa FUNCIONAR e trazer RESULTADOS mensuráveis PARA quem FAZ.

• Confira todas as colunas da Juliana clicando aqui.