Canela,

26 de julho de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

Fevereiro, o mês mais pesado (financeiramente falando) • Juliana Alano

Compartilhe:

Coluna da Juliana Alano #81

Caro leitor, não sei você, mas na minha casa recebi um bombardeio de contas no mês de fevereiro. Primeiro quem deu o ar da graça foi o IPTU, depois a lista dos materiais escolares e uniformes, o IPVA, o seguro e a revisão do carro, a anuidade do CRA e só não foi pior porque não tenho nada parcelado no cartão de crédito, como por exemplo, gastos com férias, compras de natal e ano novo, que a maioria das pessoas ainda têm. Enfim, as contas de início de ano podem causar problemas para quem não se preparou para pagá-las.

A pergunta que mais escutei foi – como faço para pagar tudo? Minha sugestão é evitar o parcelamento, principalmente dos materiais escolares. E pelo amor de Deus, evite pagar o mínimo da fatura de cartão de crédito ou usar o cheque especial para cobrir as despesas que não estavam previstas, porque o preço da desorganização financeira é bem alto. Evite acabar caindo em fontes de crédito caro, que te prendem com juros abusivos e piora a situação. Nesta hora também é importante analisar quais são as prioridades, se não pagar o IPVA, por exemplo, e for multado, o custo será muito maior.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Caso você tenha reserva financeira e faltou dinheiro, lembrando que o ideal seria não usar com as contas extras, mas não vai deixar o dinheiro guardado e pagar juros para terceiros né! Utilize-a e reembolse esse valor o mais rápido possível, afinal imprevistos não tem data e hora.

Sempre lembro meus clientes que o principal benefício de quem cuida bem de suas economias está em ter maior conforto e segurança no orçamento. Mas caso seu orçamento tenha estourado, preciso que pense em três situações. A primeira, o que pode ser cortado das despesas momentaneamente e que não causará problemas para você ou sua família, preferencialmente que não seja o lazer, porque é o primeiro a ser cortado e o que causa maiores danos, mesmo que inconscientes. A segunda opção é a que eu mais recomendo, faça renda extra, ou seja, faça mais dinheiro e pague as contas. E a terceira e última, o que pode ser vendido em casa que está sem uso, perdendo valor e criando poeira? Se fizer a junção das três sugestões será ainda melhor!

• Confira todas as colunas da Juliana clicando aqui.

Já dizia Denilson Maurer “O que DEFINE se você VAI ter SUCESSO financeiro, não é o que VOCÊ fala, é o que você FAZ. E a mentalidade FINANCEIRA não é sobre aquilo que você PENSA, mas como VOCÊ age.