Canela,

9 de maio de 2024

Anuncie

Rotary Clubs se unem em ação conjunta no Mês da Mulher

Compartilhe:

No mês da mulher, Rotary Clubs se unem para informar a população sobre a situação ainda desigual enfrentada por essa parcela da população e a importância de se promover a igualdade

No próximo domingo (06) , Rotary Clubs de todo o sul do Brasil vão realizar uma ação conjunta e inédita – denominada Meninas Podem! – em dezenas de cidades para alertar a população sobre os desafios enfrentados pelas meninas e mulheres no país.

A igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas é um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que integra a agenda “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, adotada pelos 193 países-membros das Nações Unidas. A proposta é intensificar as realizações no combate às discriminações e violências baseadas na questão de gênero, bem como promover o empoderamento de mulheres e meninas para que possam atuar com mais protagonismo na política, na economia e em diversas áreas de tomada de decisão.

RECEBA GRATUITAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP 

A realidade das meninas no Brasil

  • Falta de acesso à educação e/ou abandono da escola
  • 1 a cada 4 meninas faltou a aula por não poder comprar absorvente.
  • Meninas são mais do que o dobro de meninos entre jovens fora da escola e sem atividade remunerada.
  • Elas são afastadas das escolas para cuidar de outras pessoas e realizarem afazeres domésticos.
  • A gravidez precoce é um fator determinante para a evasão escolar das meninas. Das adolescentes fora do ambiente escolar, 29,6% são mães.

Falta de informações sobre saúde básica e gravidez precoce

  • 40% das meninas não aceitam o próprio corpo, os meninos são 24,5%.
  • 57,8% das meninas afirmaram que já sofreram bullying em comparação a 20% dos meninos.
  • 29,6% mostram que a vida não vale a pena, os meninos são 13%.
  • Uma criança é mãe a cada 20 minutos no Brasil.

Casamento infantil, abuso e exploração sexual

  • O Brasil é o 5º país do mundo em número de casamentos infantis.
  • São registrados no país 6 abortos por dia em meninas de 10 a 14 anos.
  • A cada hora, quatro meninas de até 13 anos são estupradas no país.

Alinhado à esta proposta, o Rotary Club de Canela Inspiração se somou ao projeto do Distrito 4670 “Guria pode, sim!” em parceria com a ACIC/ACIC Jovem, Pandora Desenvolvimento Humano e ACM Região das Hortênsias e proporcionou uma vivência para 11 adolescentes de nossa comunidade com o objetivo de prepará-las para a próxima etapa: essas meninas receberão curso de Educação Financeira, cortesia da Juliana Alano e algumas delas farão o curso de Liderança, oferecido pela ACM Região das Hortênsias.

O projeto tem por objetivo mostrar a essas gurias um novo enfoque sobre a vida e a realidade delas, despertar a autoestima e o empreendedorismo e fornecer ferramentas para que elas possam ter um desenvolvimento pleno do seu potencial, bem como estarem preparadas para o mercado de trabalho.

RECEBA AS NOSSAS NOTÍCIAS AGORA TAMBÉM PELO TELEGRAM

Além disso, no dia 06 de março, a partir das 19h, uma live sobre o assunto será realizada com a presença de especialistas no assunto que vão dar um panorama sobre a situação das meninas e mulheres no país e apontar caminhos para que se possa avançar.

Saiba mais em bit.ly/rotary-meninas-podem

Fotos: Divulgação