Coluna da Juliana Alano #83
Caro leitor, uma realidade que não podemos negar é que as mulheres foram ensinadas a cuidar do mundo, mas não do dinheiro. E no mês delas não poderia deixar de fazer a minha singela homenagem.
Muitas mulheres que convivo dependem do marido para se sustentar, o que não é errado. O grande problema é que elas não se dedicam para ter educação financeira e em algum momento da vida vão ter que cuidar do seu próprio dinheiro, seja em função de uma separação ou até mesmo de morte do marido, afinal as estatísticas apontam que as mulheres vivem mais.
• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM
Falando em separação os números mostram que a questão financeira é o maior motivo para o término dos relacionamentos. As mulheres tendem a sofrer mais quando isso ocorre, primeiro porque normalmente elas ganham menos, pausam suas carreiras por causa da maternidade principalmente e têm dificuldade de fazer planejamento de longo prazo, já que estão acostumadas a gerenciar o orçamento familiar do mês (curto prazo).
Importante também salientar que as mulheres são responsáveis por 80% do consumo no mundo, mas não se deram conta de quanto isso é expressivo, bom seria se no meio desse consumo elas entendessem que investimento também é um produto, que precisa ser consumido com frequência, inclusive.
• Confira todas as colunas da Juliana clicando aqui.
Na segunda-feira eu fiz uma live (que está salva no meu Instagram, se quiser espiar), falando sobre as mulheres e o jogo das finanças e enfatizei que a maioria das minhas clientes são casadas, empreendedoras, mães e sofrem do mesmo mal. Falta de dinheiro? Não! Ao contrário, são pessoas que tem grana, mas que querem maximizar os seus resultados.
Então Ju, fala logo, elas não têm tempo! A maior parte do consumo das mulheres são com serviços, você compra serviços para ganhar tempo. Como resolver isso então? Fazendo a gestão de tarefas, organizando as coisas do dia a dia, para dar conta dos diversos papéis e ainda poder cuidar de si, porque a mulher que não pratica o autocuidado também tem dificuldade de amar e receber amor dos outros. MULHER, você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer. INVISTA em você!