Canela,

18 de julho de 2024

Anuncie

Ju Alano

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Juliana Alano

É mais fácil administrar o dinheiro dos outros • Juliana Alano

Compartilhe:

Coluna da Juliana Alano #85

Caro leitor, você já parou para pensar em quem administra bem o dinheiro? Para mim é aquele que consegue utilizar o dinheiro para apoiar todas as áreas da sua vida. Porém existe uma crença sobre isso, onde a visão de quem administra bem a grana seria uma pessoa que consegue acumular muito dinheiro e construir um certo patrimônio, o que é uma visão rasa.

• SIGA A JULIANA NO INSTAGRAM

Estudos confirmam que é mais fácil administrar o dinheiro de terceiros do que o próprio, isso ocorre porque quando estamos administrando o nosso temos as emoções envolvidas. Podemos ver isso muito claro nas empresas, o colaborador faz as suas horas de trabalho e muitas vezes não se preocupa em otimizar o tempo e os recursos, afinal não é do seu bolso que está saindo. Por outro lado, os donos da empresa se preocupam ou deveriam se preocupar com cada centavo que está sendo gasto dentro da produção, já que são eles que pagam as contas.

Muitos acham engraçado quando dizemos que o órgão mais sensível do ser humano é o bolso, se fosse diferente as multas não existiriam, as pessoas respeitam as normas e regras para que não precisem gastar com uma penalidade.

• Confira todas as colunas da Juliana clicando aqui.

Quando faz uma compra de alto valor você, observa o quanto vai pagar no total ou se a parcelinha cabe no orçamento? Se a resposta foi a parcela cuidado, a tendência é que você também não cuide de quanto será o total de todas as compras parceladas e o pagamento do mínimo da fatura do cartão se torna uma saída recorrente.

Quando um cliente faz um processo de coaching ou consultoria normalmente não é porque ele não sabe a solução para o que procura. Ele está dentro do processo e tem dificuldade de enxergar o todo, pois está sendo limitado por suas próprias emoções. É justamente por isso que se indica procurar profissionais para auxiliar, eles serão pessoas neutras na história, sem emoções envolvidas e possivelmente terão as melhores saídas. ADMINISTRAR dinheiro é fácil, DIFÍCIL é administrar a FALTA dele!