Canela,

29 de abril de 2024

Anuncie

Projeto de desburocratização tributária deve ser votado nesta terça-feira na ALRS

Compartilhe:

Deputado Estadual Giuseppe Riesgo aponta que projeto poderá beneficiar mais de 200 mil empresas gaúchas gaúchas

Após ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a Assembleia Legislativa deve votar o PL 281/2020, que propõe a desburocratização tributária do ICMS nesta terça-feira (05/04). De autoria de Giuseppe Riesgo (Novo), o projeto torna permanente as atuais regras do Regime Optativo da Substituição Tributária (ROT-ST), independente da linha de atuação do governo estadual, que regula esse sistema através de decretos governamentais.

RECEBA AS NOTÍCIAS DA FOLHA GRATUITAMENTE NO SEU WHATSAPP

Com a proposta, que pretende substituir o modelo implementado pelo governo do Estado em 2019, além de tornar o pagamento de ICMS menos burocrático, irá auxiliar no planejamento das empresas devido a segurança jurídica, atuando na recuperação econômica de inúmeras empresas gaúchas. Conforme dados da Secretaria da Fazenda, aproximadamente 200 mil empresas gaúchas já adotaram o sistema de tributação.

De autoria de Giuseppe Riesgo (Novo), o projeto torna permanente as atuais regras do Regime Optativo da Substituição Tributária (ROT-ST), independente da linha de atuação do governo estadual, que regula esse sistema através de decretos governamentais

RECEBA AS NOTÍCIAS DA FOLHA GRATUITAMENTE PELO TELEGRAM

Atualmente, as mudanças nas normas da substituição tributária ficam a critério do Governo do Estado todos os anos, cabendo a eles instituir ou não o ROT-ST. Assim, para que não ocorram discussões todos os anos sobre o tema, e como forma de evitar um retrocesso, a nossa proposta busca assegurar o direito do contribuinte em optar pelo ROT-ST, ficando tal opção prevista na Lei do ICMS“, menciona o deputado.

Riesgo defende que, se aprovado, irá garantir uma maior segurança jurídica para as empresas, tendo em vista que permite aprimorar a previsibilidade na legislação gaúcha e evita a fuga de novos investidores.