Canela,

1 de julho de 2025

Anuncie

Patram realiza ação de instalação de dispositivos de captura de imagens para monitorar presença de grandes felinos na região

Compartilhe:

Em ação paralela, a Patram encontrou um exemplar de sussuarana sem vida após atropelamento na ERS-235

Na manhã de sexta-feira (08), Policiais Militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela, realizaram ação de identificação de local apropriado para instalação de dispositivos de captura de imagem. O procedimento em respaldo aos técnicos de meio ambiente do município, visavam observar os locais onde os felinos foram avistados.

Com o aumento dos relatos sobre ataques de felinos a rebanhos no interior de Canela, a guarnição realizou averiguação em área rural, sendo verificado o abate de animal equino, com aproximadamente 1 ano, portanto potro. O proprietário do cavalo abatido acompanhou os agentes e indicou o local.

RECEBA AS NOTÍCIAS DA FOLHA GRATUITAMENTE NO SEU WHATSAPP

Ao verificar as redondezas, os profissionais puderam caracterizar o que se estima serem pegadas de Sussuarana (Puma Concolor) ou como é popularmente chamado na região da Serra e Campos de Cima da Serra, Leão Baio. Existem pegadas maiores e menores, o que pode indicar que o animal está acompanhado por filhote.

São apenas expectativas, não há confirmação dos fatos, porém o trabalho foi feito e o policiamento militar ambiental e os agentes da Secretaria de Meio Ambiente de Canela, estão a par dos locais dos possíveis abates de animais realizados possivelmente por uma Sussuarana. São eles, Tubiana, Banhado Grande e Linha Caçador e Linha Café em Três Coroas. Não há motivos para pânico, uma vez que estes animais já habitam esta região há muito tempo, são extremamente ariscos e percebem a presença humana facilmente.

Somente após a captura das imagens, poderemos ter a certeza de se tratar do referido animal. Não há relatos conhecidos de ataque a pessoas. Segundo os biólogos que acompanharam a operação, é estimado que os ataques a rebanhos podem ser associados a caça predatória de animais nativos (Veado), que por sua vez é uma das principais fontes de alimentação do felino.

PATRAM encontra sussuarana morta após atropelamento

Já na manhã de sábado (09), os Policiais Militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela, encontraram uma sussuarana atropelada às margens da ERS-235 no município de São Francisco de Paula.

RECEBA AS NOTÍCIAS DA FOLHA GRATUITAMENTE PELO TELEGRAM

O felino de porte médio, já adulto, foi encontrado sem vida, vítima de atropelamento na rodovia.

Também conhecida por diversos nomes populares, como onça-parda, onça-vermelha, bodeira, leão-baio ou leão-da-montanha, o felino é encontrado em todas as Américas, desde o Canadá ao extremo sul da América do Sul. Vive em torno de 15 anos e, em alguns locais, pode atingir até 100 quilos. É um animal solitário e prefere viver em locais de difícil acesso, como florestas, desertos e montanhas.

Fotos: Reprodução/PATRAM